Blitz ONEE leva conscientização sobre eficiência energética a alunos de Teresina

Ação interativa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética reuniu estudantes, educadores e lideranças do setor; inscrições seguem abertas até 30 de setembro

Por Carlos Sousa,

Na última sexta-feira (12), Teresina sediou mais uma etapa da Blitz ONEE, ação interativa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), considerada a maior competição estudantil do setor elétrico brasileiro. A programação ocorreu em dois turnos: pela manhã, no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, com apoio da rede estadual, e à tarde, na Escola Municipal Professora Ana Vitória de Carvalho Santos, em parceria com a rede municipal de ensino. Alunos do 8º e 9º ano participaram de dinâmicas práticas e educativas sobre o uso consciente da energia.

Foto: ReproduçãoBlitz ONEE
Blitz ONEE

O evento contou com a presença de representantes do setor elétrico e da educação. O presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, destacou o convênio firmado com a Prefeitura de Teresina para ampliar ações pedagógicas. O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, lembrou que o Piauí abriga a maior usina solar da América Latina e reforçou a importância da economia de energia para o orçamento familiar e o meio ambiente. Já o diretor institucional da Abradee, Felipe Starling, ressaltou que a Olimpíada possibilita aos alunos aprender a usar energia de forma consciente e sustentável.

Para o coordenador da Olimpíada Nacional de Ciências, Jean Catapreta, a ONEE também cria oportunidades acadêmicas: medalhistas podem avançar diretamente para a segunda fase da competição nacional de ciências. A secretária de Educação em Exercício da Semec, Irene Lustosa, e a diretora da escola municipal anfitriã, Aldemir Alves, destacaram o valor pedagógico da iniciativa, que alia aprendizado prático e temas ambientais.

As atividades incluíram palestras, jogos e desafios, transformando conceitos técnicos em experiências acessíveis aos estudantes. O diretor da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Piauí, Dionatas Rayron, classificou a programação como uma oportunidade para a juventude compreender a importância da energia no cotidiano.

A ONEE 2025 segue com inscrições abertas até 30 de setembro pelo site www.onee.org.br, com a meta de alcançar meio milhão de alunos da rede pública e privada em todo o Brasil. Segundo Dayane Matos, líder de Eficiência Energética do Grupo Equatorial, a competição utiliza gamificação para engajar alunos e professores no debate sobre consumo consciente e sustentabilidade.

Realizada pela Aneel, no âmbito do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, a Olimpíada tem em 2025 a RGE, distribuidora do grupo CPFL, como empresa proponente e conta com a participação de 48 concessionárias de energia em todo o país.

Fonte: Ícone Comunicação

Comente

Pequisar