Jovem meia relata experiência com quarentena na Polônia

Jhon Lee está há dois anos no futebol europeu e desembarcou com a esposa para segunda metade da temporada uma semana antes da restrição de circulação no país

Por Globo Esporte,

Imagine viajar para a Europa para retornar ao trabalho após período de férias no Brasil e, uma semana depois, se ver no meio de uma quarentena no Velho Continente. É a situação que vive o meia Jhon Lee, de 23 anos e que joga há duas temporadas nas divisões de acesso da Polônia, atualmente com a camisa do Piast Zerniki, de Breslávia.


Meia joga no futebol polonês há duas temporadas — Foto: Jhon Lee/Arquivo Pessoal

Ele desembarcou no país em 6 de março e no dia 14 o governo local determinou o isolamento da população. Participou somente de um treino com os colegas de time e, desde então, tem ficado somente em casa, usando a internet para manter contato com a família em Juiz de Fora, interior de Minas.

– Quando saímos do Brasil, o coronavírus não tinha a proporção que tem hoje. O diretor do time falou que poderia vir, tudo combinado. Na semana seguinte já tinha parado tudo, tive um treino só. Quando contei para meu pai (Jardeson do Carmo), ele perguntou o que eu iria fazer, mas chegamos à conclusão de que era melhor esperar mais um pouco e ver o que vai acontecer, se vai passar. Estamos aguardando.


Jhon e a esposa Polyana estão no país há um mês — Foto: Jhon Lee/Arquivo Pessoal

Jhon está na Polônia desde 2018. Revelado no Uberabinha e com breve passagem pelo Tupynambás, ele seguiu para para participar na época de um projeto de revelação talentos no futebol local. Este ano, pela primeira vez foi para a Europa com a esposa Polyana, companheira há cinco anos, mas de quem teve que ficar longe até se estabelecer no exterior.

– Por estar aqui há algum tempo, consigo entender bastante coisa. Os diretores do clube conversam comigo em polonês, no comércio também. Ela vai tentando se adaptar da melhor maneira possível. Ela ficou triste, né? Veio para cá e não conseguimos dar nem um passeio ainda, nem uma volta no centro. Estávamos combinando de fazer um lanche para ela conhecer e não conseguimos, ficamos presos dentro de casa. Mas está tranquilo, estamos aguardando e torcendo para acabar e poder conhecer a cultura do país.

O meia disputou metade da temporada 2019/2020. O time foi para a pausa de inverno na oitava colocação e agora espera até que as medidas restritivas cessem para que o futebol seja retomado. Questionado se o cenário preocupante abala o sonho de estabelecer carreira no futebol estrangeiro, Jhon Lee é enfático.

– Com certeza o sonho segue vivo. Estou torcendo ansiosamente para que termine logo essa pandemia e possa voltar aos gramados, que é o que eu mais gosto de fazer. Mas o momento é de prevenção, de isolamento e precisamos respeitar. Deus está no controle de tudo, logo, logo tudo se ajeita – concluiu.

Comente

Pequisar