Consumo de energia elétrica aumenta durante as férias; veja dicas de economia

A dica principal para quem vai curtir as férias em casa, é utilizar melhor os eletrônicos e  eletrodomésticos", diz o eletrotécnico Gilvan Monteiro

Por Redação do Portal AZ,

Entre os meses de junho a julho de 2018, houve aumento de até 11% no consumo de energia elétrica, segundo a Equatorial Cepisa. A tendência, ainda de acordo com a empresa, é que o cenário se repita em 2019, caso não haja mudanças no hábito de consumo dos clientes em suas residências. 

Crianças brincando durante as férias (Foto: divulgação/Equatoria Cepisa)

O eletrotécnico Gilvan Monteiro explica que esse é um mês em que a família toda deve estar atenta ao uso de eletrônicos e eletrodomésticos. “Ao chegarmos ao mês de férias, com boa parte da família em casa por mais tempo, aumenta o consumo de eletrodomésticos como geladeira, lavadoras de roupas, ventiladores, micro-ondas e o consumo de eletroeletrônicos como videogame, televisão, pelas crianças. É preciso que haja uma mudança no hábito de atividades que possam evitar o consumo excessivo de energia e assim garantir economia no final do mês’’ relata o eletrotécnico.

‘’A dica principal para quem vai curtir as férias em casa, é utilizar melhor os eletrônicos e  eletrodomésticos, orientando sobre horários e o uso não excessivo dos equipamentos, além de criar alternativas de lazer para as crianças como jogos de tabuleiros, passeios ao ar livre ou mesmo, pipas, que devem ser manuseadas com cuidados para não tocarem a rede elétrica e nem utilizarem cerol que é proibido, evitando acidentes com pedestres’’. destacou  Gilvan.

Para quem fica em casa nas férias, deve-se evitar o uso de equipamentos ligados na mesma tomada, para evitar sobrecarga ou curto circuito que possa queimar os aparelhos; o uso de lâmpadas durante o dia, aproveitar aa luz natural, mantendo portas e janelas abertas, inclusive para melhorar a temperatura do ambiente; evitar abrir a geladeira frequentemente e usar o ferro elétrico somente o necessário, além de diminuir gradualmente o uso do ar-condicionado que quando ligado oito horas por dia pode representar efetivamente 40% do consumo na fatura , devendo ser utilizado de forma gradual.

Se você for viajar para interior ou litoral e deixar sua residência vazia, a dica da Equatorial Piauí é que você evite deixar lâmpadas ligadas no período em que estiver ausente. Além disso, retire da tomada todos os equipamentos eletrônicos da casa, mantendo apenas aqueles aparelhos de uso contínuo como geladeira e cerca elétrica (para proteção). Cabos de telefone, antenas e de modens também devem ser desconectados, pois podem sofrer sobrecargas provocadas por raios.

Comente

Pequisar