Sindicato confirma início da greve de motoristas e cobradores nesta sexta-feira

Segundo a categoria, as demissões estão ocorrendo em massa e os trabalhadores estão tendo de abrir mão da multa rescisória e do aviso prévio

Por Fernanda Gil Lustosa,

(Atualizada às 10h25)

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Fernando Feijão, confirmou em entrevista ao Portal AZ que a classe entrará de greve a partir da meia-noite desta sexta-feira (15).

Presidente do Sintetro confirma inicio da greve dos transportes público nesta sexta-feira(Foto:Marcelo Gomes/Portal AZ)

“Resolvemos parar as atividades porque o sindicato está negociando desde março para garantir uma renda mínima para o trabalhador e o emprego. Mas as empresas estão obrigando os trabalhadores a fazerem acordo de demissões”, afirma.

Ainda segundo o Feijão, as demissões estão ocorrendo em massa e os trabalhadores estão tendo de abrir mão da multa rescisória e do aviso prévio. “Além disso as empresas estão dividindo os direitos em dez vezes e afirmam que vão pagar quando terminar a pandemia e quando ele não aceita essas condições a empresa faz a consignação do que ela acha que deve ao trabalhador”, disse.

Sindicato denuncia a situação dos terminais (Foto:Wilson Nanaia/Portal AZ)

O presidente do sindicato também denuncia que os terminais de ônibus não obedecem aos decretos municipais de combate ao novo coronavírus.

“Mostramos várias vezes as condições de trabalho na zona sudeste, não tem como o trabalhador permanecer naquele lugar. Não há espaço adequado, não tem água, sabão, álcool em gel, colocando em risco trabalhadores e usuários. Já passamos tudo para a Strans e eles ameaçam a classe”.

O sindicato alega que muitos trabalhadores, que estão afastados por serem do grupo de risco e não estão recebendo, outros com salários atrasados e que não houve negociação com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT).

“Já denunciamos para o Ministério Público, para a Delegacia Regional do Trabalho e solicitamos audiência. Nós queremos trabalhar, estamos na linha de frente também”, conclui.

Assista ao vídeo:

Setut se manifesta

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT) emitiu uma nota na manhã desta quinta-feira lamentando a greve dos motoristas e cobradores. A entidade disse que se solidariza com os usuários que serão prejudicados. 

Veja a nota

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT), em virtude do ofício recebido do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários no Estado do Piauí (SINTETRO), informando realização de greve da categoria a ser iniciada às 00:00 do dia 15/05/2020, vem, por meio desta nota, lamentar a adoção de tal medida no momento porque passa o mundo, o Brasil, o Piauí e em especial Teresina, decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O SETUT também se solidariza com a população de Teresina, em especial os trabalhadores em serviços essenciais, principalmente os da área de saúde, pelo prejuízo que lhe causará o movimento grevista iniciado pelos trabalhadores do setor de transportes urbanos desta capital.

Confira o relatório da classe:

Matéria relacioanda:

Mais de 100 motoristas e cobradores de ônibus podem ser demitidos próximos dias, diz sindicato

Comente

Pequisar