Empresa bloqueia acesso a caminhões da coleta de lixo

Prefeitura contratou veículos alternativos para suprir a demanda

Por Redação do Portal AZ,

A empresa Litucera, responsável pela coleta de lixo na capital, interrompeu suas atividades na última quinta-feira (11), mesmo com os pagamentos em dia. Diante dessa situação, a Prefeitura anunciou nesta segunda-feira (15) a contratação de caminhões alternativos para restabelecer o serviço.

Foto: Ascom/SEMDUHDescarte irregular de lixo é passível de multa
A coleta de lixo na capital esta parada desde quinta-feira.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Limpeza Pública (Seeacep), a empresa bloqueou o acesso aos caminhões, impedindo a realização do trabalho. Os trabalhadores afirmam que não há atrasos em seus salários ou tickets e estão a postos para executar o trabalho de coleta que já está no quinto dia de paralisação.

“Essa paralisação não está sendo feita por parte do Sindicato dos Trabalhadores, até porque os nossos salários e o vale-alimentação estão em dias. A paralisação está sendo feita pela empresa, que parou de fornecer o maquinário para que a coleta de lixo seja feita na capital”, disse Jonatas Miranda, presidente do sindicato que organiza os trabalhadores do setor (Seeacep).

O contrato com o consórcio em questão irá findar em junho deste ano, e por conta da falta de renovação contratual, a empresa Litucera se recusa a retirar os caminhões da garagem.

A prefeitura também informou que não há atrasos nos pagamentos para as empresas responsáveis e emitiu uma nota onde informa a contratação de veículos emergenciais, que serão operados pelos trabalhadores para cumprir a demanda.

Veja a nota da prefeitura na íntegra:

A prefeitura de Teresina lamenta a atitude da empresa responsável pela limpeza pública na cidade, de paralisar as atividades, visto que não há atraso no pagamento dos serviços.

O prefeito doutor Pessoa determinou o credenciamento de veículos de maneira emergencial para atender a demanda da limpeza pública durante a paralisação. O credenciamento está sendo feito por todas as Saads e os trabalhos já iniciam na manhã desta segunda-feira (14).

Fonte: Com informações da PMT

Comente

Pequisar