Chuva intensa causa alagamento e deslizamento em Picos; famílias deixaram casas

Devido ao nível elevado de água, famílias precisaram deixar suas casas para evitar danos maiores

Por Rayfran Junior,

Alguns bairros e vilas do município de Picos, região Sul do Piauí, ficaram alagados na madrugada deste domingo (29), devido as fortes chuvas ocorridas na região. Em razão do nível elevado das águas, algumas famílias precisaram deixar suas casas para evitar danos maiores.

Foto: Reprodução/Ciadades na NetFamílias foram resgatadas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
Famílias foram resgatadas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Segundo a Defesa Civil Estadual, das 5h às 18h do domingo, oito atendimentos foram realizados devido à forte chuva, e 11 pessoas foram resgatadas de áreas de risco. Os moradores cujas casas foram isoladas em função do risco de desabamento foram orientados a procurar locais seguros para abrigo temporário.

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, por meio do 4º grupamento em Picos, atendeu a diversas ocorrências durante o temporal. Entre os registros, destacam-se um deslizamento de terra no bairro São Vicente, que atingiu quatro residências, mas sem deixar feridos. Também houve retirada de uma pessoa ilhada no bairro DNER, além de um desabamento de encosta no bairro Centro e um deslizamento no bairro Paroquial, que danificou um muro de contenção. Nenhuma vítima foi registrada em nenhum dos incidentes.

O Governo do Piauí mobilizou equipes da Defesa Civil, Engenharia, Resposta e Assistência Social para apoiar os moradores afetados. O volume de chuva foi de 130 mm na área urbana e 165 mm na área rural em apenas 2 horas e meia, um volume superior ao esperado para o mês de dezembro, que era de 84,8 mm.

Nesta segunda-feira (30), novas equipes da Defesa Civil continuam a chegar em Picos para fornecer assistência à população, avaliar os danos causados pelas chuvas e orientar os moradores sobre medidas de prevenção e segurança.

Fonte: Com informações Cidades na Net

Comente

Pequisar