Prefeitura cria grupo de trabalho para enfrentar as chuvas intensas

O grupo criou um canal próprio de comunicação entre seus gestores

Por Redação do Portal AZ,

A Prefeitura de Teresina criou um grupo de trabalho para ações preventivas e de enfrentamento posterior a eventos climáticos extremos, como a chuva ocorrida no dia 3 de janeiro, com ventos fortes, que derrubaram árvores, interditando vias, além dos já esperados pontos de alagamento por toda a zona urbana da cidade.

Foto: ReproduçãoChuvas fortes em Teresina causam alagamentos e correntezas pela cidade

O grupo, que reúne órgãos públicos municipais e estaduais, além da concessionária de energia elétrica, a Equatorial, criou um canal próprio de comunicação entre seus gestores. A distribuidora de energia vai usar informações da empresa Climatempo para informar com até 72 horas de antecedência sobre chuvas intensas, com ventos e raios.
A ideia é que a par das informações meteorológicas até três dias antes de algum evento climático extremo possam ser adotadas medidas preventivas, planejamento de ações para resposta imediata às pessoas e ações que reduzam as consequências de chuvas intensas.
O grupo de trabalho reúne as Secretarias Municipais de Assistência Social, Defesa Civil, Segurança, Meio Ambiente, as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e Rural (SDR), a Eturb, o Corpo de Bombeiros e a Equatorial Piauí.
Vicente Moreira, presidente da Eturb, explica que ações coodenadras devem resultar em poda de árvores em situação de risco ou que sofreram queda, a ser feita pelo Corpo de Bombeiros; desligamentos de energia, quando necessários e restabelecimento em menor tempo, com prioridade para hospitais e sinalização de trânsito; poda de árvores sem riscos elétricos, pelas SDUs; atendimento imediato a pessoas vulneráveis pela Secretaria de Assistência Social.
A Strans vai ter uma sala de situação, com equipes de plantão para restabelecimento mais imediato de sinais luminosos, bem como de agentes de trânsito para controle de tráfego. Além disso, seu Centro de Controle e Operações – CCO – terá ,uma sala para reuniões do grupo de trabalho.
A Eturb, com sua Coordenação de Iluminação Pública, funcionará como mediadora junto à Equatorial e os demais órgãos, além de coordenar as ações de podas, limpeza de galerias e recolhimento de resíduos.
A Secretaria Municipal de Defesa Civil Municipal vai intervir em áreas já afetadas, de forma a dar o primeiro atendimento, enquanto a de Segurança vai dar apoio e segurança aos agentes municipais e controle das áreas já afetadas, visando garantir a ordem pública.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deverá fazer vistorias na arborização urbana para indicar as intervenções de poda e supressão de árvores que possam representar ameaça às pessoas, em razão de queda.

Fonte: PMT

Comente

Pequisar