Wellington Dias decreta situação de emergência no concurso da Polícia Militar do Piauí

Prova para soldado, que ocorreria em 05 de dezembro, foi suspensa

Por Fernanda Gil Lustosa,

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), publicou decreto declarando situação de emergência administrativa na realização do concurso para o cargo de soldado da Polícia Militar do Piauí.

Wellington Dias decreta situação de emergência administrativa no concurso para o cargo de soldado PM (Foto: Wilson Nanaia/Portal AZ)

Segundo o decreto de nº 20.316, em 6 de dezembro, a situação de emergência na realização do concurso público para o cargo de soldado é pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

O documento também determina a elaboração urgente de um novo cronograma para o concurso para o preenchimento de mil vagas, assim como a manutenção do cronograma para as 40 vagas para o Curso de Formação de Oficiais da PM, que fizeram a prova nesse ano.

Concurso suspenso

A prova do concurso público da Polícia Militar, que ocorreria em 05 de dezembro, foi suspensa pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos – NUCEPE. Desta vez, seria aplicação do exame para o cargo de Soldado.

A responsável pelo certame justificou que há "a emergência de uma reorganização da quantidade de inscritos em cada sala onde terá aplicação de provas no sentido de manter o distanciamento exigido nos protocolos sanitários do Estado e o aumento da quantidade de Centros de Aplicação de Provas para atender a demanda".

Sobre o concurso

O certame, organizado pela Secretaria de Administração e Previdência do Estado do Piauí – SEADPREV, da Polícia Militar do Estado do Piauí – PMPI e o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos – NUCEPE,  foi lançado em junho de 2021 com oferta de 690 vagas para cargos de Oficial (40) e  Soldado (650) , através dos Editais EDITAL Nº 001/2021 e EDITAL Nº 002/2021, respectivamente.

Após autorização do Governo do Estado, em setembro, o concurso teve as vagas ampliadas para o cargo de Soldado. Conforme o aditivo Nº 02 AO EDITAL PMPI Nº 002/2021, foi ampliado para 1.000 vagas, sendo 900 (novecentos) vagas para candidatos do sexo masculino e 100 (cem) vagas para candidatas do sexo feminino, com oferta em 202 municípios.

O Concurso Público tem validade de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Secretaria de Administração e Previdência do Estado do Piauí – SEADPREV.

Veja o decreto

Matéria relacionada:

Nucepe suspende prova do concurso da Polícia Militar que seria aplicada neste domingo

Comente

Pequisar