Wellington Dias avalia retomar atividades econômicas no Piauí no início de junho

Decreto que suspende funcionamento do comércio encerra nesta quinta (21)

Por Marcelo Gomes,

O governador Wellington Dias afirmou na tarde desta terça-feira (19), durante live com o economista Raul Velloso, que está avaliando a retomada das atividades econômicas no Piauí para o início de junho. O chefe do executivo estadual explicou que neste momento o Piauí atravessa a penúltima semana de pico da pandemia de coronavírus. 

Wellington Dias avalia retomar atividades econômicas no Piauí no início de junho (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

“Estamos na penúltima semana desse período de forte crescimento dos casos e da transmissibilidade, com a expectativa de, no final de maio e começo de junho se ter uma estabilidade, então precisamos pensar em um plano de retomada da economia do estado, gerando emprego e renda”, avaliou.

Wellington Dias relatou ainda que uma equipe já está formada para trabalhar em estratégias no combate à covid-19 no Piauí. “No Piauí, já temos um grupo técnico, com o apoio do prefeito Firmino Filho, do presidente da Associação Piauiense dos Municípios, com diversos seguimentos, setores do comércio, turismo, indústria, construção civil, agricultura, serviços públicos, todos trabalhando em um perspectiva de termos um protocolo adequado para o momento da retomada, focados nos cuidados com a saúde”, disse.

O decreto que suspende o funcionamento do comércio, serviços, atividades culturais e esportivas encerra nesta quinta-feira (21) e ainda não há informações se será prorrogado pelo governador. 

Economista afirma que Governo Federal precisa atuar    

O economista Raul Velloso afirmou na tarde desta terça-feira (19), durante uma transmissão ao vivo com o governador Wellington Dias, que defende a fabricação de moeda e uma atitude de rápida liberação do Ministério da Economia para Estados e municípios. Segundo o especialista, a atuação da União tem sido insuficiente no combate ao coronavírus no Brasil. 

Raul Velloso teceu duras críticas ao Ministério da Economia, pasta do ministro Paulo Guedes, a respeito das atitudes para estimular a economia durante a pandemia da covid-19. Agora com a crise sanitária a saída mais efetiva, de acordo com o economista, seria o setor público assumir esse papel deixado pelas empresas privadas no país, saindo principalmente em favor aos mais necessitados. 

Economista Raul Velloso (Foto: reprodução Youtube)

"Nós deveríamos estar seguindo o exemplo de outros países, os países desenvolvidos, que identificaram que a grande solução no momento se chama dar espaço para o setor público atuar. É a hora do setor público gastar, gastar e gastar. Não há outro verbo para conjugar. Em uma depressão tão feroz como essa que estamos vivendo o setor privado é forçado, quando ele é confinado, a encolher e as pessoas, por questão de precaução tendem também a se retrair e ai é a hora decisiva do setor público entrar", contou. 

Matérias relacionadas:

Piauí é o estado do Nordeste com menor número de casos confirmados de coronavírus    

Em live com governador, economista Raul Velloso afirma que Governo Federal precisa atuar

Comente

Pequisar