Piauí registra maior crescimento acumulado de PIB no Nordeste

Setor de serviços e energias renováveis impulsionaram o avanço econômico percebido no estado

Por Carlos Sousa,

O Governo do Estado do Piauí anunciou hoje, sexta-feira (17), os resultados das Contas Regionais e do Produto Interno Bruto (PIB) referentes a 2021. A divulgação foi conduzida pelo secretário do Planejamento, Washington Bonfim, e pelo gerente de Planejamento e Gestão Administrativa da Superintendência Estadual do IBGE no Piauí, José Tavares.

Foto: Governo do Piauícrescimento do PIB

De acordo com os dados apresentados, o PIB do Piauí ostentou o maior crescimento acumulado na região Nordeste, ao longo da série histórica de 2002 a 2021, alcançando a marca de 93,5%, posicionando-se como o quarto maior crescimento nacional.
 

Foto: Governo do Piauí/IBGECrescimento do PIBOutro destaque observado foi o segundo maior crescimento percentual no PIB per capita do país, registrando uma elevação de 697,5%. O PIB per capita do estado atingiu R$ 19.465,69 em 2021, representando 46,1% do valor do PIB per capita nacional.
Foto: Governo do Piauí/IBGEPIBO gerente de Planejamento e Gestão Administrativa da Superintendência Estadual do IBGE no Piauí, José Tavares, enfatizou o PIB como indicador econômico central, expressando satisfação pelo crescimento consistente do estado. "São índices que a gente deve valorizar, enquanto sociedade, para que se desenvolva ainda mais", ressaltou Tavares.

Ao analisar o Valor Adicionado Bruto (VAB) por setor de atividade econômica, a participação dos serviços se destacou, representando 72,1%, seguido pela indústria com 14,3% e pela agropecuária com 13,6%. Esse cálculo aponta a contribuição de cada setor na economia estadual, deduzindo o valor dos insumos utilizados no processo produtivo.
 

Foto: Governo do Piauí/ IBGEPIBWashington Bonfim, secretário do Planejamento, comemorou os resultados positivos e destacou a importância do momento para o Piauí. "No próximo mês faremos trabalho semelhante divulgando os PIBs municipais", adiantou o gestor.

O Piauí mantém a predominância do setor de serviços, mas nos últimos anos, observa-se uma mudança gradual em favor da agropecuária e da indústria. Esse deslocamento é atribuído principalmente ao aumento da produção e rendimento médio do cultivo de soja e outros cereais, bem como à expansão dos empreendimentos de energias renováveis no estado, destacando-se a presença expressiva de parques eólicos e solares.

Fonte: Governdo do Piauí/IBGE

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar