A rede alcança 234 lojas com serviços e mantém crescimento no primeiro semestre

A empresa completou R$ 35,1 bilhões em vendas líquidas e reduz endividamento com expansão e inovação no setor

Por Carlos Sousa,

O Assaí Atacadista anunciou, na noite dessa quinta-feira (8), a marca de 234 lojas com serviços adicionais, como açougue, empório de frios e padaria, em todo o Brasil. Esse número representa quase 80% das 293 unidades da rede, refletindo a liderança da empresa na inovação dentro do segmento de atacarejo. A expansão dos serviços nas lojas foi acompanhada por um crescimento acelerado em vendas, consolidando a maturação das novas unidades abertas nos últimos anos.

Foto: DivulgaçãoAssaí Atacadista
Assaí Atacadista com serviços adicionais 

No primeiro semestre de 2024, o Assaí registrou vendas líquidas de R$ 35,1 bilhões, o que representa um aumento de 12,9%, ou R$ 4 bilhões, em comparação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho positivo é atribuído à maturação das lojas que foram abertas após a conversão de pontos adquiridos de hipermercados e ao crescimento de 2,9% nas vendas das mesmas lojas. No segundo trimestre de 2024, as vendas líquidas totalizaram R$ 17,8 bilhões, um aumento de 11,8% em relação ao segundo trimestre do ano anterior.

Além do crescimento em vendas, a empresa também reduziu seu endividamento para 3,65 vezes, uma queda de 0,6 vezes em comparação ao segundo trimestre de 2023. Belmiro Gomes, Diretor-Presidente do Assaí, destacou que o primeiro semestre de 2024 foi marcado pela abertura de novas unidades e pela evolução da rentabilidade, resultante da contínua maturação das lojas. Gomes também anunciou a celebração dos 50 anos do Assaí no segundo semestre, com uma campanha que envolverá mais de 50 fornecedores e a distribuição de R$ 20 milhões em prêmios, incluindo uma viagem em um navio exclusivo para 5 mil pessoas.

As 64 conversões de hipermercados realizadas até o momento, localizadas em regiões estratégicas e de grande visibilidade, continuam em processo de maturação e têm contribuído significativamente para os resultados da empresa. As 47 lojas convertidas em 2022 já apresentam uma fase avançada de maturação, com vendas médias de cerca de R$ 26,5 milhões por loja no segundo trimestre de 2024, superando em 25% as vendas das lojas orgânicas inauguradas até 2022.

Com 293 lojas em operação ao final do trimestre, após a inauguração da primeira unidade em Vitória, o Assaí ampliou sua presença no Espírito Santo. Nos últimos 12 meses, a empresa inaugurou 24 lojas, das quais 9 foram conversões e 15 orgânicas, adicionando 133 mil m² à área de vendas. Para o segundo semestre, estão previstas a abertura de mais 10 lojas, o que permitirá ao Assaí superar a marca de 300 unidades até o final de 2024.

O aplicativo "Meu Assaí" também alcançou um marco significativo, com 14 milhões de clientes cadastrados, registrando um crescimento de aproximadamente 1 milhão de clientes entre abril e junho. A campanha de 50 anos do Assaí, iniciada em agosto, visa aumentar ainda mais a base de clientes cadastrados, reforçando a estratégia da empresa de conhecer melhor os hábitos de consumo dos seus clientes.

Fonte: Ícone Comunicação

Comente

Pequisar