Títulos públicos poderão ser usados como garantia para aluguéis e empréstimos

Nova funcionalidade busca ampliar mercado de crédito e oferecer garantia financeira segura

Por Dominic Ferreira,

Títulos públicos federais adquiridos pelo programa Tesouro Direto poderão ser utilizados como garantia em operações financeiras, como contratos de aluguel e empréstimos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25) pelo Tesouro Nacional, em parceria com a B3 e o Banco Central. A funcionalidade, batizada de TD Garantia, visa fomentar o mercado de crédito no país, oferecendo uma alternativa prática e segura para investidores e instituições financeiras.  

Foto: Reprodução/Freepik/Imagem ilustrativaGoverno nega confisco de valores esquecidos em contas e explica novo projeto de lei.
Novo serviço TD Garantia é lançado em parceria entre Tesouro Nacional, B3 e Banco Central.

Com o TD Garantia, os investidores poderão vincular seus títulos públicos diretamente aos contratos, substituindo a necessidade de oferecer bens físicos ou outros tipos de garantias. Ao mesmo tempo, os títulos mantêm sua rentabilidade, permitindo que o proprietário continue a usufruir dos ganhos financeiros enquanto os utiliza como instrumento de segurança para suas obrigações.  
A nova ferramenta permite a constituição de ônus e gravames sobre os títulos públicos — restrições que asseguram o cumprimento de compromissos financeiros. Essa inovação amplia as possibilidades de uso dos investimentos em Tesouro Direto, tornando-os ainda mais versáteis e atrativos para o mercado de crédito.  
O Tesouro Nacional destacou que a medida é um passo importante para democratizar o acesso a operações financeiras no Brasil, promovendo maior confiança nas negociações. A iniciativa fortalece o Tesouro Direto como uma solução financeira moderna e eficiente, alinhada às necessidades de investidores e credores no mercado atual.

Fonte: CNN Brasil

Comente

Pequisar