Piauí formaliza mais de 15 mil empresas em quatro meses

Jucepi atribui crescimento à digitalização dos serviços e à atração de novos investimentos

Por Carlos Sousa,

O estado do Piauí registrou a abertura de 15.172 novas empresas nos quatro primeiros meses de 2025, o equivalente a 49,97% do total de empresas formalizadas durante todo o ano de 2024, quando foram criadas 30.359. Os dados são da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), que comemora o resultado como um indicativo da melhoria no ambiente de negócios local.

Foto: ReproduçãoNovas Empresas
Novas Empresas

Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, um dos principais fatores que explicam o bom desempenho é a desburocratização e digitalização dos serviços. A automatização dos processos permitiu uma redução significativa no tempo de abertura de empresas, que atualmente é de apenas 16 minutos, em média.

“A facilidade que um empresário tem dentro desse ambiente, que é muito célere e muito fácil de constituir uma nova empresa ou qualquer outro serviço, é um diferencial”, destaca Alzenir.

Os setores com maior procura por formalização são comércio varejista e atacadista, hotelaria e prestação de serviços. A presidente da Jucepi também observa uma mudança no perfil das novas empresas, com destaque para o aumento do porte econômico das que se instalam no estado.

Alzenir atribui essa mudança, em parte, à atração de investidores internacionais que passaram a identificar oportunidades no Piauí, especialmente após as ações de divulgação internacional promovidas pelo governador Rafael Fonteles.

“As empresas que estão vindo têm um porte bem maior do que aquelas que até então estávamos acostumados. Não resta dúvida que os atrativos levados pelo nosso governador, fora do estado e fora do país, são fatores preponderantes para essa nova realidade”, afirma a presidente da Junta Comercial.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar