INSS vai notificar aposentados sobre descontos indevidos a partir de hoje
Beneficiários poderão confirmar ou contestar cobrança e pedir reembolso já no dia 14
A partir desta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a enviar mensagens pelo aplicativo Meu INSS para aposentados e pensionistas que tiveram descontos de mensalidades associativas em seus benefícios.

Na mensagem, o beneficiário verá os valores descontados e o nome da entidade responsável. A orientação é que, já nesta quarta-feira (14), a pessoa informe se autorizou ou não o desconto. Caso não tenha autorizado, poderá pedir o reembolso dos valores.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Segundo o INSS, cerca de 9 milhões de pessoas serão notificadas. O ressarcimento será feito para prejuízos ocorridos entre março de 2020 e março de 2025.
O instituto reforça que as mensagens serão enviadas somente pelo aplicativo Meu INSS, sem telefonemas, SMS ou intermediários. Em caso de dúvidas, os segurados devem ligar para a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Como será o reembolso
Assim que o beneficiário declarar que não autorizou o desconto, o INSS vai exigir que a associação devolva o valor e apresente documentação. O pagamento deve ser feito em até 15 dias úteis. Caso isso não ocorra, a associação será levada à Justiça.
Importante: o aposentado ou pensionista não precisa apresentar nenhum documento para solicitar o reembolso.
Para receber a notificação corretamente, é recomendável manter o aplicativo Meu INSS atualizado e com as permissões de notificação ativadas no celular.
Fonte: Agência Brasil