INSS exigirá biometria no Meu INSS para liberar novos empréstimos consignados

Mecomeça a valer no dia 23 de maio e busca aumentar segurança contra fraudesdida

Por Carlos Sousa,

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou que, a partir da próxima sexta-feira (23), o desbloqueio para contratação de novos empréstimos consignados por aposentados e pensionistas só poderá ser realizado mediante verificação biométrica na plataforma Meu INSS. A medida foi oficializada por despacho publicado nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União.

Foto: ReproduçãoBiometria
Biometria

De acordo com o documento, assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, a nova exigência tem como objetivo reforçar a segurança e a conformidade dos processos de crédito consignado, especialmente diante de indícios de irregularidades identificados em investigações recentes.

"A partir do dia 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal", destaca o despacho.

A regra será válida para todas as operações de crédito consignado — incluindo empréstimos novos, refinanciamentos e portabilidades — que são descontados diretamente da folha de pagamento dos beneficiários, modalidade conhecida por oferecer taxas de juros mais baixas.

A determinação ocorre após a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 23 de abril. A investigação revelou a existência de um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, possivelmente desviando até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Segundo os órgãos, as cobranças eram destinadas a entidades e sindicatos sem a autorização dos beneficiários.

Como resposta imediata à operação, o INSS já havia bloqueado, em 8 de maio, todos os descontos consignados relacionados a associações. Agora, com a implementação da biometria, o Instituto busca evitar fraudes e proteger os segurados.

Além do bloqueio de associações, a Justiça determinou o afastamento de cinco servidores do INSS e de um policial federal envolvidos no esquema.

Fonte: CNN Brasil

Comente

Pequisar