Alunos formados há mais de nove meses buscam colação de grau na Estácio Teresina: 'não temos posicionamento'

Pandemia adiou formatura, mas alunos alegam descaso da instituição

Por Jade Araújo,

Em 2019, alunos da Faculdade Estácio concluíram o curso de Direito na instituição. Meses depois a colação estava marcada, porém, a pandemia do coronavírus impediu que a mesma acontecesse. Em entrevista ao Portal AZ, um dos formandos informou que desde então existe a tentativa por um posicionamento da faculdade sobre a possível realização de uma colação de grau remota. Sem sucesso decidiram buscar as redes sociais para ampliar o pedido. 

Alunos formados há mais de nove meses buscam colação de grau na Estácio Teresina (Foto: Portal AZ)

Formando em Direito no período 2019.2, João Matheus narrou a saga que ele e os demais alunos vêm enfrentando em busca da colação. O formando contou que houve uma busca dos alunos por contato com a faculdade, por meio de telefone, WhatsApp e email, mas que instituição não responde por esses canais.

"A nossa colação de grau estava marcada para o dia 2 de abril, mas uma semana antes teve o fechamento de tudo. Ficamos esperando, claro, um posicionamento da faculdade, até para dar uma satisfação aos alunos. Pelo menos para acalmar os ânimos, mas nunca teve esse posicionamento. Esperamos. No mês passado a Novafapi começou com as colações de grau remotas. Nós entramos em contato com a secretária da faculdade e nos disseram que não seria possível porque ainda não havia um decreto governamental”, disse.

Ainda segundo João Matheus, há duas semanas os alunos tentam entrar em contato com a faculdade para obter mais informações, mas não conseguem respostas.

“Anteriormente disseram que o MEC não tinha liberado. Deram várias desculpas, mas disseram que era par gente aguardar. Está com duas semanas que tentamos entrar em contato, pedindo um posicionamento, uma satisfação, mas não conseguimos. Não tem telefone para entrar em contato, cai direto na unidade do Rio, email eles não respondem, o telefone do Whatsapp eles também não respondem. Então decidimos colocar na internet para ver se eles se manifestam", denunciou. 

Sem respostas, os alunos viram o perfil oficial da faculdade anunciar a data de formatura de alunos do período 2020.1, período sucessor ao dos formandos em Direito. "Todos foram pegos de surpresa com essa publicação da colação de grau 2020.1. Inclusive será uma super colação, nessa live. A nossa a gente segue sem qualquer informação. A sensação é de tremendo descaso, de falta de comprometimento, principalmente porque nós ainda somos da grade curricular da antiga CEUT. Então mais parecem que eles preferem os alunos da Estácio aos da CEUT. Então não existe amparo. Nada. Absolutamente nada", criticou. 

Outro lado

O Portal AZ procurou a Estácio Teresina para esclarecimentos, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Comente

Pequisar