Uespi aprova novo calendário acadêmico e retorno das aulas acontecerá em setembro

Período especial 2020.3 será de 30 dias e o ensino regular começará dia 21 de outubro até 30 de dezembro

Por Jade Araujo,

O novo calendário acadêmico da Universidade Estadual do Piauí foi aprovado e divulgado pela Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PREG) da UESPI. O novo calendário mostra que as aulas retornam no dia 14 de setembro de forma remota. Neste período será iniciado o Período Especial Curricular (PEC) 2020.3, com o término previsto para 17 de outubro. Depois disso, a previsão é que seja dado início ao período regular 2020.1, em 21 de outubro.

Ensino na Uespi acontecerá inicialmente de forma remota - Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ

De acordo com a Pró-reitora de Ensino e Graduação (PREG), Profa. Nayana Pinheiro, o novo calendário segue as normativas dos órgãos de educação. A Portaria n. 544 de 16 de junho de 2020 do Ministério da Educação trata sobre a substituição das aulas presenciais pelo o ensino remoto enquanto durar a pandemia Covid-19. A Portaria determina até 31 de dezembro o período de vigência da substituição do ensino presencial pelo ensino utilizando os recursos educacionais digitais.

Já na Lei n. 14.040 de 18 de agosto de 2020, o Conselho Nacional de Educação (CNE) estabelece normas a serem adotadas durante a pandemia pelas instituições de ensino. Uma dessas diretrizes é a dispensa, “em caráter excepcional” dos 200 dias letivos. Segundo a Pró-reitora o número de dias letivos vai ser menor, mas sem prejuízo na carga horária de ensino.

“A Lei determina que não haja prejuízo da carga horária e de conteúdos previstos por cada curso e, com toda certeza, a UESPI irá respeitar isso. É um momento difícil, delicado, mas queremos manter nossa excelência no ensino e que não haverá prejuízo nenhum do conteúdo para o aluno”, afirmou.

CONFIRA AQUI O CALENDÁRIO COMPLETO

Auxílio para inclusão digital

Entre os desafios dos alunos da Universidade Estadual do Piauí, além de outros níveis de ensino, tem sido ferramentas de inclusão no sistema de aulas remotas. De acordo com a UESPI, foi aprovado o Auxílio para inclusão digital, que já havia sido debatido pelo Comitê Gestor de Crise. A minuta foi apresentada e aprovada pelos Conselheiros.

O auxílio ficará a cargo da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e será dado para os alunos da UESPI de todos os campi, obedecendo a alguns critérios para a sua concessão.

“Estamos organizando o texto final desse edital, porque tivemos sugestões apresentadas pelos Conselheiros. O fato é que a UESPI está buscando caminhos para vencer os desafios na educação provocados pela pandemia”, afirmou a Profa. Dra. Eliene Maria Viana de Figueiredo Pierote.

Comente

Pequisar