Piauí é o único estado a atingir meta do Plano Nacional de Educação com o EJA

Segundo o MEC, 27,6% da oferta de EJA no estado é integrada à educação profissional, tornando o Piauí o único estado brasileiro a cumprir a meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE)

Por Rayfran Junior,

A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional do Piauí (EJA TEC) ultrapassou as expectativas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. A informação foi revelada de acordo com dados do Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC), coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Foto: Reprodução/FacebookPiauí é o único estado brasileiro a cumprir a meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE) no EJA
Piauí é o único estado brasileiro a cumprir a meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE) no EJA

Segundo o órgão, 27,6% da oferta de EJA no estado é integrada à educação profissional, tornando o Piauí o único estado brasileiro a cumprir a meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Apenas com a oferta da rede estadual de educação, o Piauí ultrapassou a meta estabelecida pelo PNE, oferecendo mais de 25% das matrículas de educação de jovens e adultos (EJA) nos ensinos fundamental e médio na forma integrada à educação profissional, técnica e tecnológica. O programa EJA TEC foi implementado em 64 escolas estaduais em 2023, beneficiando mais de 26 mil estudantes com 20 cursos em áreas como gestão, saúde e tecnologia da informação.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca que essa conquista é um trabalho em conjunto em apenas 1 ano de governo, visando fortalecer o cenário educacional do estado. "O EJA TEC resgata a dignidade de pessoas que estavam fora da escola e as inspira a sonhar com a transformação de suas vidas e de suas famílias".

Para 2024, a Seduc planeja ampliar ainda mais o programa, passando de 64 para 355 escolas com oferta de EJA integrada à educação profissional. Segundo o secretário, o governo está quintuplicando o número de escolas que ofereçam o EJA com novos cursos técnicos seguindo a demanda do mercado, como cursos de energia renovável, informática para a internet, marketing digital e pesca com foco em processamento de pescados.

“Nossa meta é trazer de volta aqueles que por algum motivo não conseguiram concluir os estudos na idade certa e abrir portas para o mercado de trabalho, gerando mais e melhores oportunidades de emprego para essas pessoas”, finalizou o secretário.

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

Comente

Pequisar