Piauí ganha 1º laboratório industrial em uma instituição de ensino superior

A Iniciativa, viabilizada por uma indústria local em parceria com o IFPI, visa qualificar alunos e profissionais do Estado

Por Carlos Sousa,

Foi inaugurado, nessa segunda-feira (1), o primeiro laboratório industrial instalado dentro de uma Instituição de Ensino Superior no Piauí - o Instituto Federal do Piauí (IFPI). A iniciativa da filiada do Centro das Indústrias do Piauí (CIEPI), Hot Sat, visa qualificar alunos do IFPI e profissionais já formados para desenvolver competências específicas sobre os processos de produção de peças plásticas em injeção no contexto industrial. 
 

Foto: CIEPI/IFPILaboratório Industrial

O Prof. Dr. Gilvan Moreira, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais do IFPI (PPGEM/IFPI), destaca que esta iniciativa é fruto da também parceria com o CIEPI, que integra estudantes de pós-graduação na indústria local com foco em promover a inovação. "Essa parceria teve início há dois anos com o CIEPI, durante um workshop cujo tema foi 'Ciência, Indústria e Inovação’. Uma das ações resultantes desse evento foi um acordo de parceria entre a Hot Sat e o IFPI. E, hoje, estamos lançando o primeiro curso de Preparador e Programador de Máquinas Injetoras, que visa formar profissionais com capacidade técnica para trabalhar no pátio técnico da indústria Hot Sat”, acrescenta.

Por sua vez, o proprietário da Hot Sat, Albuquerque Junior, fala sobre o marco que representa a inauguração do laboratório para formação de profissionais e desenvolvimento da indústria no Piauí. “É muito importante a inauguração desse laboratório no IFPI, pois vai ser um incentivo para os alunos com essa nova profissão, que é a injeção plástica. Além de também incentivar a economia não só do Piauí, mas dos estados vizinhos, Maranhão, Ceará, entre outros”, pontua.

Foto: CIEPI/IFPILaboratório Industrial
O curso de Preparador e Programador de Máquinas Injetoras terá duração de 80 horas e será oferecido, neste primeiro momento, a 12 profissionais, incluindo três estudantes da Instituição. Dentre eles, o estudante de Engenharia Mecânica, Antônio Carlos Carvalho, que agradece a oportunidade de aprendizado. “Para nós, estudantes, vai ajudar muito, pois vamos aprender através do curso, treinamento e, futuramente, vamos multiplicar esse conhecimento dentro do empreendimento”, destaca.

Para o Professor Dr. Gilvan Moreira, essa iniciativa tem potencial para se expandir para outras indústrias. "O IFPI busca atrair mais empresas, este é apenas o primeiro laboratório. Já estabelecemos uma parceria com o CIEPI, que representa mais de 100 indústrias do Estado. Nosso objetivo é atrair mais empresas para estabelecer seus próprios laboratórios, capacitar seus colaboradores e também capacitar nossos alunos, visando fortalecer nossa presença no setor produtivo", concluiu Moreira.

Fonte: Ícone Comunicação

Comente

Pequisar