Piauí atinge melhor nota da história em educação básica; crescimento foi de 0,3

O resultado coloca o Piauí no topo do Nordeste, junto com Pernambuco, e na 4ª posição nacional em crescimento

Por Redação do Portal AZ,

O Piauí alcançou a melhor nota de sua história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com 4,5, conforme divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com essa nota, o estado se posiciona como o melhor do Nordeste, ao lado de Pernambuco, e o quarto melhor do Brasil. O resultado representa um incremento de 0,3 pontos em relação à avaliação de 2021, quando a nota foi 4,2.

Foto: ReproduçãoIdeb

No Ensino Médio o Piauí subiu da 9ª para a 6ª posição nacional. A nota do Ensino Médio melhorou de 4,0 em 2021 para 4,3 em 2023. O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que o estado foi uma das três redes estaduais que cumpriu a meta estabelecida pelo MEC e foi a que mais superou a meta no Brasil.

Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), a nota alcançou 5,9, um aumento de 0,6 pontos em relação a 2021. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), o crescimento foi de 0,4 pontos, atingindo a nota 5,2. Comparado a 2019, houve um avanço de 0,3 pontos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, com o estado alcançando a meta de 5,7. A nota média nacional foi de 5,8, influenciada positivamente por estados como Ceará e Paraná (6,5) e negativamente por Amapá, Pará e Rio Grande do Norte (4,8).

Apesar dos avanços, o sistema educacional do Piauí não possui nenhuma escola entre as 100 melhores do Brasil nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Confira aqui os destaques do Ideb no Piauí

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar