Governo premia escolas, professores e servidores com melhor desempenho no IDEB

Alunos, docentes e funcionários de 50 escolas estaduais receberam prêmios em dinheiro pelo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Por Carlos Sousa,

O Governo do Estado do Piauí, por meio do governador Rafael Fonteles, premiou nesta quinta-feira (5) as 50 escolas da rede estadual que obtiveram os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A cerimônia de entrega das premiações ocorreu durante a 3ª edição do Encontro "Gestão que Transforma", realizada no Centro de Convenções de Teresina.

Foto: Governo do PiauíPremiados pelo IDEB
Premiados pelo IDEB

Durante o evento, Fonteles destacou a importância da premiação como forma de reconhecimento pelo desempenho das escolas e seus profissionais. "Hoje estamos premiando com o 14° salário professores e servidores administrativos das 50 melhores escolas entre as 502 unidades do ensino médio com melhor desempenho no IDEB", afirmou o governador. Ex-alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 2023 também foram agraciados com R$ 1.412,00.

O governador também anunciou melhorias futuras para os gestores educacionais. "Já inserimos na Lei Orçamentária Anual (LOA) as melhorias na remuneração de diretores, coordenadores e nas premiações", revelou Fonteles. Ele anunciou ainda que, em 2025, o prêmio será ampliado para as 60 melhores escolas e, em 2026, para 70 escolas.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, reforçou que o Prêmio IDEB é uma forma de valorizar todos os profissionais envolvidos no desempenho das escolas, incluindo diretores, merendeiras, zeladores, vigias e professores. "O Governo do Estado está reconhecendo as escolas que se destacaram em 2023, e nossa meta é alcançar o primeiro lugar no ranking nacional", destacou Bandeira, ressaltando o objetivo de oferecer mais oportunidades para os jovens realizarem seus sonhos.

Entre os destaques do evento, Darkson Vieira Machado, diretor do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, comentou a importância do reconhecimento. Sua escola foi a primeira colocada no IDEB do Piauí. "Pela primeira vez, toda a comunidade escolar está sendo representada. Quem faz a merenda, quem recebe no portão, quem está na sala de aula, todos estão sendo reconhecidos", celebrou Machado, apontando que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município tem evoluído, especialmente graças à educação.

O Encontro "Gestão que Transforma" é um evento estratégico com o objetivo de alinhar as metas e ações da Secretaria de Estado da Educação, promovendo trocas de informações e experiências entre os gestores educacionais da rede estadual.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar