Gabarito oficial do Enem será divulgado antecipadamente neste ano

O gabarito estava previsto para ser divulgado dia 20 de novembro; nova data será anunciada em breve

Por Redação do Portal AZ,

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou no domingo (10) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada para esta semana. A previsão inicial era que o gabarito fosse publicado no dia 20 de novembro, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará a nova data em breve.

Foto: Paulo Pinto/ Agência BrasilEnem

A entrega final dos resultados está programada para 13 de janeiro de 2025, conforme o cronograma do exame. Neste domingo (10), os candidatos realizaram as provas de ciências da natureza e matemática, enquanto no dia 3 de novembro, os testes de linguagens e ciências humanas foram aplicados.

Sobre a participação, a presença de candidatos no segundo dia de provas foi de 69,4%, um número abaixo do primeiro dia, quando 73,4% dos inscritos compareceram aos locais de aplicação. A abstenção no segundo dia foi de 30,6%, superior ao índice do primeiro dia (26,6%) e ligeiramente abaixo do registrado no segundo dia de provas em 2023 (32%).

O exame deste ano contou com mais de 4,3 milhões de inscritos, com destaque para o aumento no número de concluintes do ensino médio oriundos de escolas públicas, que subiu de 58% em 2023 para 94% em 2024. Camilo Santana atribui esse crescimento ao programa “pé-de-meia”, que isenta a taxa de inscrição para alunos do terceiro ano do ensino médio.

O ministro ainda informou que não houve ocorrências graves durante a aplicação das provas, embora 1,9 mil participantes tenham sido eliminados no segundo dia por descumprirem as regras do edital. Outras 1.037 ocorrências, como emergências médicas e problemas de infraestrutura, foram registradas. No primeiro dia de provas, 4.999 candidatos foram eliminados, e 689 ocorrências foram registradas.

Os participantes que não puderam realizar as provas por problemas logísticos ou questões de saúde previstas no edital poderão solicitar a reaplicação dos exames, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro. O prazo para o pedido vai até 15 de novembro.

O Enem, uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, continua a ser utilizado por universidades públicas e privadas para selecionar estudantes. Além disso, os resultados também servem de critério para o acesso a auxílios como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e são reconhecidos por instituições de ensino superior em Portugal.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar