J.K. Rowling critica Daniel Radcliffe e Emma Watson por defenderem pessoas trans

Rowling continua a usar sua influência na midia e na política para invalidar identidades transgênero

Por Dominic Ferreira,

A autora de Harry Potter, J.K. Rowling, continua contra os direitos das pessoas transgênero, agora direcionando críticas a Daniel Radcliffe e Emma Watson, os astros que interpretaram Harry Potter e Hermione Granger na série de filmes baseados em seus livros.

Foto: Reprodução/DivulgaçãoJ.K Rowling tem usado sua influência na mídias para criticar pessoas transgênero.
J.K Rowling tem usado sua influência na mídias para criticar pessoas transgênero.
Radcliffe e Watson, conhecidos por seu ativismo em causas sociais, têm se posicionado a favor dos direitos das pessoas transgênero, algo que desagradou profundamente Rowling. Em 2020, ambos defenderam publicamente a população trans dos ataques e declarações transfóbicas da autora.

Em uma resposta a um comentário nas redes sociais, Rowling expressou sua insatisfação com Radcliffe e Watson, afirmando que não os perdoaria. 

O comentario disse  “Estou apenas esperando que Dan [Radcliffe] e Emma [Watson] peçam desculpas a você em público… e é seguro dizer que você vai perdoá-los.”

A autora criticou as celebridades dizendo que “Não é seguro, acredito. Celebridades que se juntaram a um movimento disposto a destruir os direitos conquistados arduamente por mulheres e que usaram as suas plataformas para celebrar a transição de menores podem guardar suas desculpas a pessoas que são traumatizadas após destransicionarem e mulheres vulneráveis que dependem da segurança de espaços para sexo único.”

Em resposta aos ataques transfóbicos de Rowling em 2020, Daniel Radcliffe se manifestou por meio do Trevor Project, destacando a importância de apoiar e reconhecer a identidade das pessoas transgênero. Ele enfatizou que mulheres trans são mulheres, e qualquer declaração contrária invalida suas identidades e dignidade.

Foto: Reprodução/InstagramDaniel Radcliffe
Daniel Radcliffe

“Mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração contrária apaga a identidade e a dignidade de pessoas transgênero e vai contra todos os alertas dados por profissionais da saúde que têm muito mais experiência nessa área que eu ou Jo [Rowling]. De acordo com o Trevor Project, 78% dos jovens transgêneros e não-binários já reportaram ser discriminados devido à sua identidade de gênero. É claro que precisamos fazer mais para apoiar pessoas transgênero e não-binárias, não invalidar suas identidades, e não causar mais danos à sua integridade.” enfatizou Daniel.

Foto: Reprodução/InstagramEmma Watson
Emma Watson

Emma Watson também usou suas redes socias para apoiar as pessoas trans,através de seu X (antigo twitter).

“Pessoas trans são quem elas dizem ser e merecem viver suas vidas sem serem constantemente questionadas ou invalidadas.”

Enquanto Radcliffe e Watson defendem os direitos das pessoas transgênero, Rowling continua a usar sua influência nas redes sociais e na política do Reino Unido para questionar e invalidar identidades transgênero, sob o pretexto de defender os direitos das mulheres.

Até o momento, nem Radcliffe nem Watson responderam publicamente às críticas de Rowling. A controvérsia mostra a persistência do debate em torno dos direitos das pessoas transgênero e a posição de figuras públicas em relação a essa questão.

Fonte: Legião dos Heróis

Comente

Pequisar