Circuito Ballroom Piauí traz cultura inclusiva e promove vivências artísticas
Evento gratuito em Teresina fortalece comunidades negra, LGBTQIAPN+ e periférica
A segunda edição do Circuito Ballroom Piauí acontecerá de 6 a 20 de dezembro em Teresina, com o objetivo de valorizar as comunidades negra, LGBTQIAPN+ e periféricas do estado. O evento trará oficinas, encontros formativos e uma ball — competição que celebra a diversidade por meio da dança e da expressão artística. A iniciativa busca promover cidadania e conscientização social, utilizando a cultura ballroom como uma poderosa ferramenta de inclusão e resistência.
Criada por pessoas trans, negras e latinas nos anos 1970 em Nova York, a cultura ballroom é uma resposta artística ao racismo e à transfobia, e tem ganhado força em todo o mundo. No Brasil, a prática se tornou um símbolo de resistência para comunidades historicamente marginalizadas. O Circuito Ballroom-PI irá oferecer atividades em duas regiões periféricas de Teresina, com foco no empoderamento e na criação de um espaço de pertencimento para pessoas negras, LGBTQIA+ e todos os interessados na cultura ballroom.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Além de destacar o vogue, um dos principais movimentos artísticos do ballroom, o circuito propõe reflexões sobre respeito e diversidade, unindo arte e educação em uma programação inclusiva.
Realizado pela Casa Di Menina e apoiado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (Siec) 2024, o Circuito Ballroom Piauí é uma oportunidade para a comunidade local vivenciar a cultura ballroom e expandir seus horizontes artísticos. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram: @circuitoballroompi e @casadimenina086
Fonte: Governo do Piauí