Três tendências que devem dominar o mercado audiovisual em 2025
Novas demandas do público e incentivos governamentais devem impulsionar a transformação do setor nos próximos anos
O mercado audiovisual brasileiro está em expansão e deve crescer 5% até 2025, segundo a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025, realizada pela PwC. O setor, incentivado pela retomada econômica e pelo avanço de políticas públicas, está apresentando indícios de um cenário promissor para os próximos anos.
Desde o isolamento causado pela pandemia de Covid-19, o mercado caminhava em ritmo mais lento, mas em 2024 esse cenário já começou a mudar. O aumento de investimentos, combinado com a modernização das salas de exibição e novas estratégias de produção, aponta para um horizonte de crescimento.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), divulgados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), indicam que existem hoje 3.481 salas de cinema em funcionamento no Brasil. O número supera o recorde anterior, de 2019, com 3.478 salas.
Além disso, linhas de crédito do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) estão impulsionando esse crescimento, com financiamentos para a construção de 156 novas salas de cinema e a modernização de outras 84. Os incentivos focam em 21 municípios brasileiros, que devem ter acesso inédito às salas de exibição.
Paralelamente, novas tendências tecnológicas e mudanças no comportamento do público prometem transformar ainda mais o mercado audiovisual em 2025. Conheça as três principais:
Produção para dispositivos móveis
Com a praticidade de celulares e o crescimento das plataformas sociais, a demanda por vídeos curtos e adaptados está em alta. De acordo com o Relatório Digital 2024 da We Are Social e Meltwater, os brasileiros passam em média 9 horas e 13 minutos por dia conectados à internet e às redes sociais.
O crescimento de plataformas como TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts impulsiona uma nova era na produção de conteúdo. Com vídeos verticais dinâmicos e de curta duração ganhando protagonismo, ter criatividade e inovação na hora da produção ficou ainda mais importante.
O mercado audiovisual já começou a adaptar suas produções para atender a essa demanda. Empresas que investem em conteúdos otimizados para celulares conseguem captar a atenção de uma audiência cada vez mais dispersa.
Sustentabilidade em pauta
Outra tendência que vale ser mencionada é a sustentabilidade, que vem ganhando força como tema prioritário no setor audiovisual. O mercado já começou a se adaptar para transformar o tema em conteúdo, mas também para introduzir práticas mais sustentáveis nos processos produtivos.
Durante a sétima edição do evento Mercado Audiovisual do Norte (Matapi), realizado em Manaus, a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, destacou o papel das narrativas amazônicas no cenário nacional e global. “Precisamos de políticas públicas que respeitem as especificidades do território e promovam um mercado inclusivo e sustentável.”
A crescente demanda por produções que abordam questões éticas e ambientais reflete o engajamento do público e a necessidade de um mercado mais consciente. Para a secretária, políticas públicas inclusivas e ações voltadas para regiões como a Amazônia
dialogam diretamente com as urgências do nosso tempo.
Inteligência artificial e realidade aumentada
O avanço da inteligência artificial (IA) e da realidade aumentada (RA) está redefinindo os processos de criação e consumo de conteúdo audiovisual. O CEO da O2 Filmes, Paulo Barcellos, observa que a IA já se tornou uma ferramenta indispensável para otimizar processos e reduzir custos. "A IA não vai substituir o ser humano, mas o ser humano que usa a IA vai substituir o que não usa", afirma em entrevista à imprensa.
Ferramentas baseadas em IA têm facilitado a edição de vídeos, o uso de efeitos visuais e a personalização de conteúdo. Segundo o relatório The Year of Impact, da Dentsu, a IA está permitindo a criação de micro momentos personalizados, nos quais as marcas conseguem se conectar de forma mais significativa com os consumidores.
A realidade aumentada, por sua vez, oferece experiências imersivas que transformam a narrativa audiovisual, criando novas oportunidades para publicidade, entretenimento e educação. São tecnologias que abrem espaço para inovação, enquanto desafiam o setor a equilibrar eficiência com criatividade e originalidade.
Fonte: Portal AZ