Com agenda na Itália, Rei Charles III e Camilla se encontram com Papa Francisco

Encontro aconteceu no Vaticano, onde o pontífice se recupera de uma longa internação para tratar quadro de pneumonia

Por Rayfran Junior,

O rei Charles III e a rainha Camilla se encontraram com o Papa Francisco na tarde desta quarta-feira (9), em visita oficial ao Vaticano. O encontro aconteceu na Casa Santa Marta, onde o pontífice se recupera de uma internação recente no Hospital Gemelli.

Foto: Reprodução/Royal FamilyRei Charles III e rainha consorte Camilla encontraram o Papa na tarde desta quarta-feira (9), na Itália
Rei Charles III e rainha consorte Camilla encontraram o Papa na tarde desta quarta-feira (9), na Itália

Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, a audiência com os soberanos britânicos ocorreu em caráter privado. Durante a conversa, o Papa expressou felicitações pelo aniversário de casamento do casal real e recebeu, por sua vez, votos de pronta recuperação por parte do rei, que também enfrentou problemas de saúde recentemente, relacionados ao tratamento de um câncer diagnosticado há cerca de um ano.

Encontro adiado e finalmente realizado

A reunião entre o Papa e o casal real já havia sido anunciada pelo Palácio de Buckingham no início de março, como parte da agenda da visita oficial à Itália, com o objetivo de celebrar o Jubileu. No entanto, o agravamento do quadro clínico de Francisco, internado na época com pneumonia, adiou o compromisso.

Em 24 de março, um novo comunicado informou que o encontro estava suspenso. “Suas Majestades expressam seus melhores votos ao Papa por sua convalescença e esperam visitar a Santa Sé assim que ele se recuperar”, dizia a nota. A promessa foi cumprida nesta quarta-feira.

Vale lembrar que, além de ser o chefe de Estado britânico, Charles III também ocupa a posição de líder da Igreja Anglicana. O rei tem histórico de aproximação com a Igreja Católica. Em 2019, quando ainda era príncipe de Gales, Charles participou da canonização do cardeal John Henry Newman e publicou um artigo no L’Osservatore Romano, exaltando os valores universais do novo santo.

Agenda intensa em solo italiano

A visita oficial à Itália, que ocorre entre os dias 7 e 10 de abril, incluiu ainda compromissos com o presidente italiano, Sergio Mattarella, e com a primeira-ministra Giorgia Meloni. Charles III também discursou no Parlamento italiano, no Palácio Montecitório, sede da Câmara dos Deputados.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar