Com agenda na Itália, Rei Charles III e Camilla se encontram com Papa Francisco
Encontro aconteceu no Vaticano, onde o pontífice se recupera de uma longa internação para tratar quadro de pneumonia
O rei Charles III e a rainha Camilla se encontraram com o Papa Francisco na tarde desta quarta-feira (9), em visita oficial ao Vaticano. O encontro aconteceu na Casa Santa Marta, onde o pontífice se recupera de uma internação recente no Hospital Gemelli.

Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, a audiência com os soberanos britânicos ocorreu em caráter privado. Durante a conversa, o Papa expressou felicitações pelo aniversário de casamento do casal real e recebeu, por sua vez, votos de pronta recuperação por parte do rei, que também enfrentou problemas de saúde recentemente, relacionados ao tratamento de um câncer diagnosticado há cerca de um ano.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Encontro adiado e finalmente realizado
A reunião entre o Papa e o casal real já havia sido anunciada pelo Palácio de Buckingham no início de março, como parte da agenda da visita oficial à Itália, com o objetivo de celebrar o Jubileu. No entanto, o agravamento do quadro clínico de Francisco, internado na época com pneumonia, adiou o compromisso.
Em 24 de março, um novo comunicado informou que o encontro estava suspenso. “Suas Majestades expressam seus melhores votos ao Papa por sua convalescença e esperam visitar a Santa Sé assim que ele se recuperar”, dizia a nota. A promessa foi cumprida nesta quarta-feira.
Vale lembrar que, além de ser o chefe de Estado britânico, Charles III também ocupa a posição de líder da Igreja Anglicana. O rei tem histórico de aproximação com a Igreja Católica. Em 2019, quando ainda era príncipe de Gales, Charles participou da canonização do cardeal John Henry Newman e publicou um artigo no L’Osservatore Romano, exaltando os valores universais do novo santo.
Agenda intensa em solo italiano
A visita oficial à Itália, que ocorre entre os dias 7 e 10 de abril, incluiu ainda compromissos com o presidente italiano, Sergio Mattarella, e com a primeira-ministra Giorgia Meloni. Charles III também discursou no Parlamento italiano, no Palácio Montecitório, sede da Câmara dos Deputados.
Fonte: Portal AZ