Governo diz que concluiu pagamento das indenizações às vítimas de Algodões
Foram repassados às famílias R$ 51 milhões, divididos em 30 parcelas
O Governo do Piauí afirmou nesta quinta-feira (06) que concluiu o pagamento das indenizações às vítimas da Barragem de Algodões. Segundo o governo, foram repassados às famílias R$ 51 milhões, divididos em 30 parcelas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Governo diz que concluiu pagamento das indenizações às vítimas de Algodões (Foto: divulgação)
Para receber a indenização, as vítimas apresentaram declaração individual manifestando o valor desejado ao Estado do Piauí. De acordo com o secretário de Estado da Assistência Social, Zé Santana, cada vítima “recebeu o valor superior ao que declarou ser justo”.
Para o pagamento das indenizações, o Estado fez um acordo com a Associação das Vítimas da Barragem Algodões (Avaba), homologado em assembleia e perante o Tribunal de Justiça do Piaui (TJ-PI).
“O governo, com o pagamento da parcela 30, cumpre a sua obrigação moral e judicial. Todos valores acordados pelas vítimas foram recebidos diretamente em sua conta individual”, explicou Zé Santana.
Relembre a tragédia
O fato aconteceu no dia 27 de maio de 2019. Depois de chuva de mais de 100 milímetros, a parede do reservatório rompeu. Uma perícia técnica (encomendada pelo governo do Estado) feita antes da tragédia assegurou que não havia risco de rompimento.
As famílias atingidas que moravam nas proximidades da barragem foram direcionadas a abrigos públicos. Segundo a Avaba, 385 casas foram construídas para as vítimas da tragédia.
A Barragem de Algodões foi construída no final dos anos 1990. O Ministério Público Federal entendeu que Wellington Dias (PT), governador do Piauí na época do acontecimento, foi omisso ao não adotar medidas necessárias para evitar o rompimento do reservatório. O petista deverá ser julgado pela justiça estadual.