Ex-prefeito Firmino Filho é encontrado morto na zona Leste de Teresina

Ex-gestor caiu do 14º andar do edifício Manhattan na Avenida Arêa Leão

Por Marcelo Gomes (da Redação) e Vitória Pilar (do local),

(Atualizada às 19h50)

O ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), de 57 anos, foi encontrado morto em frente ao edifício Manhattan, na tarde desta terça-feira (06), na Avenida Senador Arêa Leão, zona Leste de Teresina. Ele deixa a esposa Lucy Soares e os filhos Bruno, Bárbara e Cristina Soares.

Ex-prefeito Firmino Filho é encontrado morto na zona Leste de Teresina (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Informações preliminares apontam que o ex-gestor caiu do 14º andar do prédio. A informação ainda não foi confirmada pela polícia que segue investigando se a causa teria sido suicídio. No local funciona o Tribunal de Contas da União (TCU), onde o ex-prefeito era servidor de carreira.

Ex-gestor teria caído do 14º andar do edifício Manhattan na Arêa Leão (Foto: Vitória Pilar / Portal AZ)

A filha do ex-prefeito também esteve no local e reconheceu o corpo. O professor Kleber Montezuma e representantes do PSDB estiveram também no edifício. Os familiares do ex-gestor não falaram com a imprensa. 

Firmino Filho era economista, político filiado ao PSDB e professor universitário. Ele foi quatro vezes prefeito de Teresina. Eleito pela primeira vez em 1996, reeleito em 2000 e depois voltou a vencer a disputa municipal em 2016. O ex-gestor foi reeleito novamente em 2016 e finalizou seu mandato em 2020.

Firmino encerrou mandato como prefeito de Teresina em dezembro de 2020 (Foto: divulgação)

Firmino era formado formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e obteve mestrado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Foi funcionário concursado do TCU e professor da Universidade Federal do Piauí.

Carreira política de Firmino Filho

  • 1993: Assume a Secretaria Municipal de Finanças de Teresina, na gestão de Raimundo Wall Ferraz.
  • 1996: O PSDB elege 910 prefeitos, 3 de capitais, sendo um deles Firmino. Aos 33 anos de idade é eleito prefeito da capital, derrotando Alberto Silva, no segundo turno.
  • 2000: Firmino é reeleito prefeito em 2000, ainda no primeiro turno. Conseguiu altos índices na avaliação popular de sua gestão. Foi agraciado com o título Prefeito Amigo da Criança.
  • 2006: candidata-se a Governador do Piauí em 2006, mas é derrotado numa disputa definida em primeiro turno, tendo como vitorioso daquele pleito o petista Wellington Dias, reeleito.
  • 2008: Começa a reconstruir a carreira política e candidata-se a vereador. Eleito o vereador de Teresina com uma votação recorde em números absolutos, com cerca de 20 mil votos.
  • 2010: Eleito deputado estadual do Piauí com 47.634 votos, tendo 80% dos votos oriundos somente da capital.
  • 2012: Candidata-se novamente a prefeito, eleito pela terceira vez, agora no segundo turno, derrotando o ex-aliado Elmano Férrer. No primeiro turno derrotou Wellington Dias.
  • 2016: É reeleito prefeito de Teresina pela 4ª vez com 51,14% correspondendo a 220.042 votos.

“A história de Firmino Filho ficará marcada como a de um gestor solidário”, diz PSDB

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) Nacional lamentou a morte do ex-prefeito Firmino Filho nesta terça-feira (6). Em nota divulgada à imprensa, o partido lembrou de Firmino como um gestor solitário e justo. Clique aqui e saiba mais.

“Estamos todos órfãos com a morte de Firmino Filho”, lamenta Ciro Nogueira

“Estamos todos um pouco órfãos com a morte de Firmino Filho, um acontecimento que nos choca, nos entristece, nos comove”, descreveu o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, em postagem divulgada nas redes sociais, na noite desta terça-feira (06). Clique aqui e saiba mais. 

Dr. Pessoa oferece sede da PMT para velar corpo de Firmino Filho

O prefeito Doutor Pessoa Leal (MDB) ofereceu à família de Firmino Filho, encontrado morto na tarde desta terça-feira (06), próximo ao Edifício Manhattan, a sede da Prefeitura Municipal de Teresina para velar o corpo do ex-gestor. Clique aqui e leia mais. 

"Colocou divergências políticas de lado pelo bem dos teresinenses", diz Governador do Piauí 

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), se manifestou nas redes sociais sobre o falecimento do ex-prefeito Firmino Filho nesta terça-feira (6). O chefe do executivo estadual relembrou a trajetória do economista como prefeito e lamentou o ocorrido. Clique aqui e leia mais. 

"Teresina está chorando com a morte do ex-prefeito Firmino", ilustra o chargista Izanio Façanha (Foto: divulgação)

Em última postagem, ex-prefeito pedia esperança

"É preciso conservar a força no espírito para se manter forte e esperançoso em dias tão difíceis", descreveu Firmino Filho em sua última postagem nas redes sociais na última sexta-feira (02).  O ex-gestor foi encontrado morto nesta terça-feira (6), em frente ao Edifício Manhattan, zona Leste de Teresina. Clique aqui e leia mais. 

Dr. Pessoa decreta luto oficial de 3 dias

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) decretou luto oficial de três dias em virtude da morte do ex-prefeito Firmino da Silveira Soares Filho. O gestor cancelou a agenda administrativa para o resto da semana.

Dr. Pessoa decreta luta oficial de três dias em Teresina (Foto: Rômulo Piauilino / PMT)

“Doutor Pessoa reconhece os relevantes serviços prestados pelo ex-prefeito à frente do poder executivo municipal. O prefeito de Teresina manifesta solidariedade à família enlutada. À esposa, deputada estadual Lucy Soares e aos filhos: Bárbara, Cristina e Bruno, doutor Pessoa manifesta seu pesar”, diz trecho da nota divulgada à imprensa.

Câmara Municipal emite nota de pesar

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, em nome de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo, lamentou o falecimento do ex-prefeito de Teresina, Firmino da Silveira Soares Filho, que morreu na tarde desta terça-feira (06).

Em nota, Jeová Alencar afirmou que reconhece o papel desempenhado pelo ex-prefeito Firmino Filho à frente do Poder Executivo durante o seu mandato, realçando sua atuação no período em que atuou no município.

“É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte desse grande gestor. Quero aqui estender o meu sentimento e respeito a toda a família enlutada”, disse o presidente da Câmara Municipal.

Nota de Pesar da Alepi 

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, na pessoa do seu presidente, Deputado Themístocles Filho, dos demais parlamentares e servidores manifesta seu profundo pesar pelo facelimento do ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Teresina, Firmino da Silveira Soares Filho, ao tempo em que transmite sua solidariedade à família, na pessoa de sua esposa, Deputada Estadual Lucy Soares e dos seus filhos Bárbara, Bruno e Cristina.

A Assembleia Legislativa do Estado Piauí decreta luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo Estadual

Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí

Nota de pesar do vereador Dudu 

É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. Uma perda irreparável. Firmino cumpriu o seu papel em vida como homem, pai, amigo e político. Meus sentimentos aos familiares e amigos, que tenham muita força e acolhimento nesse momento tão difícil. 

Prefeitura de Timon decreta três dias de luto na cidade

A Prefeitura Municipal de Timon decretou luto oficial de três dias devido o falecimento do ex-prefeito Firmino Filho. Nas redes sociais, a prefeita Dinair Veloso (PSD), lamentou o ocorrido e relembrou da parceria que o ex-prefeito prestou ao município maranhense durante sua gestão em Teresina. Na publicação, Dinair prestou condolência aos filhos, esposa e amigos de Firmino. 

"No último ano, Firmino foi um líder no combate à pandemia de Covid-19. Quando um vírus que já matava milhares de pessoas no mundo inteiro chegou a Teresina, o então prefeito Firmino Filho agiu em defesa da vida humana e, de forma incansável, adotou medidas para evitar o aumento de mortes na capital do Piauí. Firmino foi um grande pai, gestor, professor. Em todos os seus mandatos como prefeito de Teresina, Firmino foi um importante parceiro administrativo de Timon. Peço a Deus que conforte o coração de todos e que receba Firmino em seus braços. Descanse em Paz!", declarou Dinair.

Comente

Pequisar