Estudantes de medicina da Uespi relatam descaso do curso: "pior situação na história"

Instituição reconhece déficit e afirma que seletivo para professor está em trâmite

Por Vitória Pilar,

Os estudantes de medicina da Universidade Estadual do Piauí utilizaram as redes sociais para relatar suposto descaso com os alunos da graduação. Em publicação no Instagram do Centro Acadêmico de Medicina (Cagema) Carlyle Guerra de Macêdo, representantes afirmam que situação atual do curso é a "pior da história".

Em manifestação de 2019, alunos já pediam por professores e preceptores (Foto: divulgação)

Em entrevista ao Portal AZ, a presidente do Cagema, Luciana Ximenes informou que o período 2020.2 iniciou nesta segunda-feira (14), no entanto, faltam 13 professores para completar a grade curricular. 

"Faltam mais de dez professores na grade e sem previsão de professor efetivo, só professor provisório. Não apenas no nosso curso, mas em vários outros e no interior. Desde o 1° período que estamos enfrentando esse problema, com falta de professores para ocupar disciplinas", declarou.

Além disso, Luciana pontuou a falta de preceptores, médicos que acompanham os estudantes dentro dos hospitais durante os dois últimos anos da graduação (internato). Conforme a presidente do CA, o número é insuficiente e os editais lançados não saem do papel. 

Estudantes de medicina da Uespi relatam descaso do curso: "pior situação na história" (Foto: divulgação)

Segundo a estudante, o Centro Acadêmico está se mobilizando junto à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para alterar uma lei que permita que os preceptores também ocupem disciplinas teóricas para suprir a falta de professores na grade curricular. 

"No entanto, essa medida só beneficia o curso de medicina. Outros cursos de saúde também estão enfrentando falta de professores, principalmente no interior", disse. 

Estuandantes apontam queda na nota do Enade

Os estudantes também citaram a queda no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), prova aplicada anualmente para avaliar os cursos de ensino superior brasileiros. 

Segundo alunos, ausência de professores gerou queda na nota do Enade (Foto: divulgação)

Segundo o Cagema, a falta de professores, investimento na pesquisa e recursos viáveis para atender docentes e alunado propiciou a queda na qualidade do curso. 

"Como consequência de tamanho desamparo, as notas do ENADE da nossa Universidade, que já foi, por muitos anos, destaque (por mérito exclusivo de nossos alunos e do corpo docente), caem mais e mais, ano após ano. O curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí respira por aparelhos", frisou. 

O que diz a Uespi?

O Portal AZ procurou a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para saber a respeito da falta de professores na instituição para o curso de medicina. Em nota, a universidade explicou que o último concurso realizado na universidade foi realizado em 2017. Apesar de contar com 956 docentes efetivos, a instituição enfrenta um déficit de professores. 

Instituição reconhece déficit e informou que processo seletivo para professor substituto está em trâmite (Foto: Wilson Nanaia/Portal AZ)

A Uespi informou que está em tratativas com o Governo do Estado para realização de um concurso para professores permanentes, mas por conta da pandemia da covid-19, leis federais e estaduais impedem a realização de concursos públicos, com exceção das áreas de saúde e segurança, só foi possível a realização do processo seletivo para professores substitutos. 

Em relação aos preceptores, a instituição destacou que está sendo realizado um termo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi), Faculdade de Amparo à Pesquisa (Fapepi) e a Uespi para resolver o empasse. 

O termo está sendo enviado para a assessoria jurídica da Fapapi, no qual será conferido os termos. Após essa fase, poderá ser lançado um edital com 50 vagas para preceptores do curso de medicina. 

Ainda conforme Luciana, na manhã desta terça-feira (15), membros da Sesapi e Uespi se reuniram para resolver as condições de envio do edital à Fapepi. No entanto, Luciana teme a demora desse trâmite, uma vez que as aulas iniciaram nessa segunda-feira.

"Há matérias super importantes que não estão sendo ministradas por não ter professor. É importante que haja uma celeridade nesses processos”, finalizou.

Veja abaixo a nota na íntegra: 

A Universidade Estadual do Piauí esclarece que fez concurso para professor efetivo em 2017, os aprovados foram chamados em 2018 e, atualmente, nos quadros da instituição constam 956 docentes efetivos, mas que ainda existe um déficit de professores e, consequentemente, disciplinas estão em aberto. 

A Adm. Superior sempre está em tratativas com o Governo do Estado para a realização de um concurso para docente do quadro permanente, mas em função da pandemia provocada pela COVID e das leis federal e estadual que impedem a realização de concursos públicos (exceto para as áreas de saúde e segurança), o que foi acordado, neste momento, foi a realização de um processo seletivo para professores substitutos .

Sabemos da importância da nossa UESPI e estamos sensíveis e trabalhando juntamente com o Estado para minimizar as necessidades da nossa instituição  em todos os âmbitos e em todos os campi.

Sobre os preceptores para o internato do curso de medicina, o termo de cooperação entre Sesapi, Uespi e Fapepi está em fase de construção. Depois será enviado para a assessoria jurídica da Fapepi para eles conferirem os Termos. Depois disso, a gente vai lançar um Edital com 50 vagas para preceptores do curso de medicina.

Comente

Pequisar