Piauí registra altos índices de queimadas no primeiro semestre de 2022

A preocupação aumenta ainda mais com a chegada do B-R-O Bró

Por Emanuel Pereira,

O Piauí registrou 761 ocorrências de queimadas próximas à rede elétrica no primeiro semestre de 2022. Teresina (350), Picos (34), Parnaíba (32) e Nazária (24) foram as cidades que mais registraram focos de incêndio nos últimos seis meses.

O número já está próximo da quantidade de ocorrências registradas em todo o ano passado. Em 2021, houve uma média mensal de 92 ocorrências, enquanto este índice ultrapassou 125 casos mensais até junho deste ano.

Piauí registra altos índices de queimadas no primeiro semestre de 2022 (Foto: divulgação)

Além de causar prejuízos à rede elétrica, as queimadas também podem gerar grandes incêndios e causar prejuízos à população. 

“No Piauí, o período do B–R–O BRÓ apresenta uma tendência de aumento no número de casos envolvendo queimadas. Quando praticada próximo à rede elétrica, o calor oriundo da queimada pode danificar cabos e postes, prejudicando o fornecimento de energia para os clientes do local. Quando a rede elétrica é atingida por uma queimada, são necessários reparos e manutenções mais complexas, o que, por consequência, demanda um tempo maior para a recomposição do sistema elétrico. Outro ponto que deve ser ressaltado é que, além dos prejuízos com a interrupção dos serviços, a realização de queimadas pode configurar um crime”, alertou o Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial, Abraão Galeno.

Em caso de incêndio na rede elétrica, a população deve ligar para o número 193 e acionar o Corpo de Bombeiros.   

*Com informações da Equatorial Energia

Comente

Pequisar