Piauí registra altos índices de queimadas no primeiro semestre de 2022
A preocupação aumenta ainda mais com a chegada do B-R-O Bró
O Piauí registrou 761 ocorrências de queimadas próximas à rede elétrica no primeiro semestre de 2022. Teresina (350), Picos (34), Parnaíba (32) e Nazária (24) foram as cidades que mais registraram focos de incêndio nos últimos seis meses.
O número já está próximo da quantidade de ocorrências registradas em todo o ano passado. Em 2021, houve uma média mensal de 92 ocorrências, enquanto este índice ultrapassou 125 casos mensais até junho deste ano.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Piauí registra altos índices de queimadas no primeiro semestre de 2022 (Foto: divulgação)
Além de causar prejuízos à rede elétrica, as queimadas também podem gerar grandes incêndios e causar prejuízos à população.
“No Piauí, o período do B–R–O BRÓ apresenta uma tendência de aumento no número de casos envolvendo queimadas. Quando praticada próximo à rede elétrica, o calor oriundo da queimada pode danificar cabos e postes, prejudicando o fornecimento de energia para os clientes do local. Quando a rede elétrica é atingida por uma queimada, são necessários reparos e manutenções mais complexas, o que, por consequência, demanda um tempo maior para a recomposição do sistema elétrico. Outro ponto que deve ser ressaltado é que, além dos prejuízos com a interrupção dos serviços, a realização de queimadas pode configurar um crime”, alertou o Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial, Abraão Galeno.
Em caso de incêndio na rede elétrica, a população deve ligar para o número 193 e acionar o Corpo de Bombeiros.
*Com informações da Equatorial Energia