IBGE rebate secretário de finanças sobre dados do censo demográfico de Teresina

O secretário havia afirmado que a PMT iria pedir na justiça a retificação de dados

Por Redação do Portal AZ,

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) emitiu uma nota esclarecendo declarações feitas pelo secretário de finanças, Admilson Brasil, da Prefeitura de Teresina. O secretário afirmou que os dados coletados pelo Instituto mostravam redução na população de Teresina, o que impactaria as verbas recebidas pelo município em R$ 35 milhões, e afirmou que a prefeitura iria entrar com representação contra o IBGE pelos dados supostamente equivocados.

Foto: Divulgação/IBGEBolsonaro edita MP que autoriza contratação de funcionários sem processo seletivo para Censo 2022
Dados do IBGE mostram crescimento da população em Teresina

O Instituto de pesquisas afirmou que o secretário errou ao comentar os números. Na realidade, todos os dados divulgados pelo órgão mostram um aumento populacional no município, e não o oposto.

“ De acordo com informações efetivamente publicadas pelo IBGE, divulgadas amplamente nos órgãos da mídia local e com acesso público e gratuito nas plataformas digitais da instituição, no ano de 2013 a estimativa populacional para Teresina era de 836.475 habitantes, enquanto que a prévia populacional do Censo Demográfico 2022, com base no dia 25 de dezembro do ano passado, apontava uma população da ordem de 868.523 habitantes, portanto um aumento populacional do município de Teresina de cerca de 32.048 habitantes no período de 10 anos.” diz a nota do IBGE

Em consulta aos dados do Instituto é possível verificar que no censo realizado em 2010, Teresina apresentava um número populacional da ordem de 868.523, e na prévia do censo que ainda está em andamento o município aparece com 868.523, u m aumento de 54.293 habitantes.

Os dados divulgados ainda não são definitivos e ainda podem subir, o IBGE também informou que os resultados finais irão sair apenas em abril deste ano.

Matéria relacionada

Censo demográfico: PMT tem perdas de R$ 35 milhões e aciona o IBGE na Justiça

Fonte: Com informações do IBGE

Comente

Pequisar