Estudante morre após sofrer mal súbito no campus da UFPI
Testemunhas relataram que ninguém presente parecia estar preparado para lidar com a situação.
Uma estudante da Universidade Federal do Piauí (UFPI) identificada como Maria dos Milagres de Sousa Ribeiro Silva, de 44 anos, faleceu, nesta quinta-feira (18), vítima de mal súbito cardíaco na vigência de um processo gripal nas dependências do curso de Libras do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

Segundo informações de alunos da universidade, por volta das 18h quando as aulas estavam prestes a começar, Maria dos Milagres começou a passar mal e ficou desacordada. Ainda de acordo com testemunhas, a professora presente na sala ligou para emergência, no entanto, a ambulância do SAMU demorou a chegar.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Ao portal AZ, as testemunhas relataram que ninguém presente parecia estar preparado para lidar com a situação.
Em nota, a Universidade Federal do Piauí disse que ao ser informada, a Divisão de Vigilância e Segurança da UFPI se dirigiu ao local e prestou o apoio necessário para viabilizar o trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que conduziu a aluna desacordada ao Hospital do Satélite, onde ocorreu o óbito.
Indignação e Revolta
Nas redes sociais o Centro Acadêmico de Letras Torquato Neto por meio de uma Nota de Repúdio denunciou o descaso e despreparo com o atendimento dos primeiros socorros.
"A instituição mostrou seu despreparo em manter a segurança de seus alunos, mais uma vez. Se fez necessário contatar o SAMU e a aluna precisou ser levada às pressas para o HUT, pois dentro da universidade não foi prestado qualquer tipo de assistência.”
Alunos da instituição e internautas também demonstraram preocupação com o despreparo dos servidores para lidar com situações de urgência:
Nathan Noir: “Os estudantes não são assistidos dentro do próprio campus da universidade federal do Piauí!!!! Isso é absurdo, uma estudante passou mal e a universidade não presta nem os primeiros socorros.”
Clara Colaco: “Repulsa e revolta são os sentimentos causados por toda essa situação @ufpi @hu.ufpi”
Naisa Chaves: “O tempo que ela ficou esperando o SAMU chegar ela já poderia ter sido atendida pelo H.U pelo menos os primeiros socorros, todo minuto é crucial pra quem ta tendo mal súbito.”
Confira a nota na íntegra:
Na tarde desta quinta-feira, 18 de maio, uma estudante de letras libras passou mal dentro dos domínios da universidade e precisou ser assistida com urgência. No entanto, a instituição mostrou seu despreparo em manter a segurança de seus alunos, mais uma vez. Se fez necessário contatar o SAMU e a aluna precisou ser levada às pressas para o HUT, pois dentro da universidade não foi prestado qualquer tipo de assistência.
A Universidade se faz, mais uma vez, inassistente quanto ao auxílio e manutenção da saúde e integridade física de seus discentes, sobretudo em blocos mais afastados, como o prédio da Coordenação de Letras Libras.
O Centro Acadêmico de Letras Torquato Neto NÃO apoia a gestão do atual reitor Gildásio, interventor empossado sem escolha estudantil! UMA GESTÃO CORRUPTA RESULTA EM ALUNOS DESASSISTIDOS!
Fonte: Portal AZ