Projeto de castração gratuita itinerante é lançado no Piauí

A meta do projeto é castrar 7 mil animais até o fim do ano

Por Redação do Portal AZ,

O Governo do Piauí lançou, nesta segunda-feira (05), no Plaácio de Karnak, o programa Eco Piauí para fortalecimento da sustentabilidade ambiental no estado. Dentro do programa também foi lançado o Piauí Pet Castramóvel, projeto que visa combater o aumento dos animais de rua no Piauí.

Foto: Divulgação11 veículos foram adquiridos para cumprir as demandas do projeto
11 veículos foram adquiridos para cumprir as demandas do projeto

O Piauí Pet Castramóvel vai atuar de forma itinerante em todo o estado, em parceria com ONGs e protetores de animais. A castração será uma das estratégias utilizadas para promover o controle populacional dos animais em situação de rua, evitando assim o abandono de animais, principalmente filhotes. Além disso, a iniciativa contribuirá para reduzir os riscos de contágio de doenças transmitidas pelos animais que vivem nas ruas, como o calazar.

Para atender as necessidades do projeto, 11 veículos já foram adquiridos.

O projeto terá início em agosto deste ano, com as grandes cidades sendo as primeiras a serem contempladas. No próximo ano, será a vez das médias e pequenas cidades. Durante os meses de junho e julho, serão realizados cadastros das clínicas veterinárias e protetores de animais, como a Apipa, a fim de identificar as demandas por castração. Uma vez confirmado que o animal está vinculado a uma ONG ou pessoa de baixa renda incluída em programas assistenciais, ele será castrado com a unidade móvel no local. 

A meta do projeto é realizar 7 mil castrações até o final deste ano, conforme informado pelo secretário Daniel Oliveira.

O evento contou com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, do secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, além de outras autoridades, e foi aberto à comunidade em geral.

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

Comente

Pequisar