Açúcar piauiense é exportado para o mercado africano

A safra está projetada para atingir cerca de 1,5 milhão de toneladas de cana, além da produção de álcool e biomassa

Por Redação do Portal AZ,

O Piauí comemora um marco econômico com sua estreia nas exportações de açúcar, representando um avanço significativo na economia local e uma oportunidade de diversificação das atividades comerciais. As primeiras 20 mil sacas de 50 kg de açúcar já foram enviadas do estado ao Porto de Pecem, no Ceará, com destino à África, conforme informou Luiz Fernando Mello, diretor de operações da COMVAP - Grupo Olho D´Água.

Foto: ReproduçãoAçúcar do Piauí é exportado para a África
Açúcar do Piauí é exportado para a África

"É um orgulho iniciar a exportação de um produto de alta qualidade, genuinamente piauiense, que atende a todos os padrões internacionais. Isso demonstra o fortalecimento e o crescimento contínuo da agricultura do estado", afirmou Luiz Fernando. A quantidade de açúcar cristal exportado equivale a aproximadamente 1080 toneladas, produzidas com tecnologia avançada, inovação e práticas sustentáveis.

O diretor destacou a colaboração do governo estadual, bem como de produtores locais, fornecedores e funcionários da empresa. Ele ressaltou que essa primeira exportação é um prelúdio para a exportação do açúcar tipo Demerara a partir de 2024, após um acordo tratado com o governador Rafael Fonteles.

A COMVAP é certificada pelo Renovabio, um sistema que a reconhece como redutora de emissões de carbono, concedendo bônus a fornecedores de cana que contribuem para uma empresa certificada. Essa característica torna o açúcar piauiense diferenciado, não apenas em termos de sabor, mas também pela produção responsável, que atrai a atenção dos mercados internacionais interessados em práticas sustentáveis.

Foto: ReproduçãoSaco de açúcar do Piauí
Saco de açúcar do Piauí

A safra 2023/2024 da COMVAP está projetada para atingir cerca de 1,5 milhão de toneladas de cana, além da produção de álcool e biomassa. A empresa gera mais de 3.500 empregos diretos e mais de 10 mil indiretos. Com 19 mil hectares de cultivo de cana e parcerias com mais de 50 fornecedores na região, a COMVAP abastece os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Além disso, tem presença em municípios do Maranhão.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar