Assassinatos em vias públicas crescem em Teresina e colocam população em risco

Um tiroteio durante a madrugada em local movimentado deixou dois homens mortos

Por Alana Vargas,

Recentemente um levantamento conduzido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) apresentou dados sobre as mortes por arma de fogo na capital. Além de apontar que a maioria das vítimas tinha registros criminais, o estudo também indicou que esses assassinatos têm ocorrido principalmente em espaços públicos, como vias urbanas, bares e restaurantes de Teresina.

Nesta madrugada uma discussão iniciada em um depósito na zona Leste da capital, onde várias pessoas bebiam, terminou com disparos na via próxima e a morte de dois homens.

 (Foto: Ilustrativa/Exame)violência

O estudo tem como referência o cruzamento de dados das vítimas de homicídios por arma de fogo na capital entre janeiro de 2022 e julho de 2023. Os resultados mostram um padrão em que a violência ocorre em locais de acesso público.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI),  no período do levantamento houve 171 mortes por arma de fogo em locais públicos de Teresina, levando em consideração apenas atentados contra pessoas com registros criminais, em vias públicas, bares, restaurantes e praças. A secretaria não divulgou os dados referentes a mortes de pessoas sem ficha criminal. O número representa 66,6% das ocorrências. 

Foto: SSP-PIgrafico mortes por arma de fogo em locais

Somente no mês de agosto, já foram registradas quatro ocorrências de assassinatos ou tentativas de assassinato com arma de fogo em vias públicas de Teresina. Entre esses incidentes, destaca-se um tiroteio ocorrido durante esta madrugada (21), que resultou em um duplo homicídio nas proximidades do Depósito Mais, um estabelecimento localizado na zona Leste da cidade, em um cruzamento movimentado da capital em frente a uma unidade do Mc Donalds.

Foto: ReproduçãoDepósito Mais, no cruzamento da avenida Dom Severino com a avenida Nossa Sra de Fátima
Depósito Mais, no cruzamento da avenida Dom Severino com a avenida Nossa Sra de Fátima foi palco de tiroteio durante a madrugada.

Em 10 de agosto, Mauro Rondney, de 21 anos, foi morto com vários tiros na praça do bairro Santa Sofia, zona norte da cidade. No mesmo dia um indivíduo conhecido como Missa foi alvo de uma tentativa de homicídio na avenida Ulisses Guimarães, a principal do bairro Promorar, na zona Sul da cidade.

Um vídeo gravado por uma testemunha capturou o momento em que o agressor disparou várias vezes contra Missa, à luz do dia e sem se importar com a presença de outras pessoas. O homem foi executado em sua residência dias depois de deixar o hospital.

Em 9 de agosto, João Alexandre Neto, um motoboy conhecido como 'Janjão da 300', foi perseguido e morto a tiros na avenida João XXIII, próximo ao clube AABB, após fazer uma entrega em uma residência da região.

Testemunhas registram

Os casos de violência nas vias públicas de Teresina frequentemente são registrados por populares e circulam em grupos de whatsapp. Um desses vídeos mostra um outro incidente no Depósito Mais local em que dois homens se envolveram em uma discussão e acabaram mortos nas proximidades durante a madrugada desta segunda-feira (21).

O registro, que é de uma outra data, mostra uma confusão generalizada e jovens armados no local.

Veja o vídeo

Matérias relacionadas:

Tiroteio em depósito de bebidas da zona Leste deixa dois homens mortos

Populares presenciam tentativa de execução na Avenida Principal do Promorar

Jovem é assassinado em praça pública na zona Norte de Teresina

Fonte: Com informações da SSP-PI

Comente

Pequisar