Dia nacional do Cerrado: bioma sofre com maior taxa de desmatamento do Brasil
O Piauí está entre os estados parte do MATOPIBA, região que concentrou 85% do desmatamento no bioma
No Dia Nacional do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, especialistas alertam para a alarmante situação do bioma, que enfrenta o mais alto índice de desmatamento do Brasil. O Cerrado, conhecido por sua rica biodiversidade, está sob constante ameaça, especialmente na região do Matopiba, onde a destruição atinge níveis críticos. Enquanto na Amazônia o desmatamento diminuiu, o cerrado teve aumento na porcentagem de áreas desmatadas neste ano.

É no Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, onde a situação atinge seu ponto crítico. Assustadoramente, 85% do desmatamento do Cerrado ocorreu nessa região entre janeiro e julho de 2023, tornando-se o epicentro do desmatamento do bioma.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Comparativamente, enquanto o desmatamento na Amazônia diminuiu 42,5% entre janeiro e julho deste ano, no Cerrado ele cresceu 21,7% em relação ao mesmo período de 2022. Isso resultou na devastação de 582 mil hectares de Cerrado até julho de 2023, uma área semelhante ao tamanho do Distrito Federal, sendo que cada hectare equivale a um campo de futebol.
O geógrafo Yuri Salmona, diretor-executivo do Instituto Cerrados, aponta que o aumento do desmatamento no Cerrado se deve, em parte, à falta de proteção adequada. Muitas vezes, o bioma é visto como secundário em relação à Amazônia, o que atrai atividades de desmatamento que originalmente iriam para a Amazônia.
Outro fator de preocupação é a expansão contínua do agronegócio no Cerrado. Atualmente, cerca de metade da área do bioma é dedicada à produção de animais e cultivos. Em 1985, essa ocupação representava apenas 34%, conforme o estudo do MapBiomas. O desmatamento continua em ritmo acelerado, já que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prevê um aumento de 37% na produção de grãos no Matopiba nos próximos dez anos.
A tualmente, somando as áreas destinadas ao plantio e à criação de animais, a agropecuária se estende por aproximadamente 75,5 milhões de hectares no bioma.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou em agosto deste ano que um novo plano de combate ao desmatamento no Cerrado está sendo desenvolvido, mas enfatizou a importância de revisitar as licenças de desmatamento, pois a maioria dos desmatamentos ocorre com permissões oficiais.
Fonte: Com informações da Agência Brasil