Polícia Federal lança candidatura para o posto de Secretário-Geral da Interpol

Delegado de Polícia Federal Valdecy Urquiza é oficialmente indicado em cerimônia no Palácio do Itamaraty

Por Carlos Sousa,

A Polícia Federal anunciou oficialmente, na noite desta quarta-feira (13/9), no Palácio do Itamaraty, a candidatura do Delegado de Polícia Federal Valdecy Urquiza para o cargo de Secretário-Geral da Interpol. A cerimônia contou com a presença de 30 representações diplomáticas e autoridades dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), bem como da Polícia Federal.
 

Foto: Coordenação-Geral de Comunicação SocialCandidatura para Secretaria-geral da Interpol

Durante a abertura da cerimônia, a secretária-geral do MRE, embaixadora Maria Laura da Rocha, enfatizou o compromisso de longa data do Brasil com a paz e a estabilidade mundial, destacando a relevância da candidatura da Polícia Federal no fortalecimento da missão da Interpol.

O secretário-executivo do MJSP, Ricardo Capelli, reiterou a importância da cooperação internacional na abordagem dos desafios da segurança global e elogiou o papel significativo desempenhado pela Polícia Federal ao longo dos anos. Ele observou que a candidatura brasileira representa o posicionamento do Brasil como um dos atores efetivos na busca por um mundo mais seguro.
 

Foto: Coordenação-Geral de Comunicação Social/PFSecretaria-geral da interpol

O diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Paulo de Souza, destacou as competências e realizações do delegado de Polícia Federal Urquiza ao longo de sua carreira, enfatizando sua expertise na área internacional.

Encerrando os discursos, Urquiza compartilhou sua visão para a Interpol e seu compromisso com a segurança global, enfatizando a necessidade de uma instituição ágil, inovadora e colaborativa pronta para enfrentar os desafios em constante mudança do cenário internacional.

Valdecy Urquiza foi eleito em 2021 para o cargo de vice-presidente da Interpol para as Américas e atualmente é o titular da Diretoria de Cooperação Internacional da Polícia Federal.

A Interpol é a maior organização intergovernamental global, composta por forças policiais de 195 países, com o objetivo de combater o crime transnacional. Em seus 100 anos de existência, apenas cinco países lideraram a organização.

Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação Social/Polícia Federal

Comente

Pequisar