Alepi divulga data de lançamento do cronograma do concurso; confira

O processo oferecerá cerca de 200 vagas e abertura para cadastro de reserva

Por Carlos Sousa,

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) divulgou nesta segunda-feira (2), que o cronograma do concurso público será lançado na próxima semana. A informação foi anunciada pela presidência da Casa. O concurso visa preencher um total de 201 vagas, abrangendo candidatos dos níveis médio e superior.

O concurso da Alepi faz parte de uma série de iniciativas voltadas para a modernização e reestruturação administrativa da instituição. Além do certame, a Assembleia planeja a implementação do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), que oferecerá vantagens e condições especiais para servidores que desejem se aposentar. Atualmente, 404 servidores estão aptos para requerer a aposentadoria.

Um destaque importante é a criação da Polícia Legislativa do Piauí, que deve oferecer 100 vagas e tem previsão para ser realizado no início de 2024. Essa nova força de segurança substituirá a atual função desempenhada por policiais militares na Assembleia Legislativa. O modelo de Polícia Legislativa já é adotado em outras casas legislativas, incluindo o Congresso Nacional.

No início deste ano, 59 policiais militares do Piauí que estavam alocados na Assembleia foram transferidos de volta para os quadros da Polícia Militar do estado. Com o déficit de segurança no Parlamento, a criação da Polícia Legislativa deve ser autorizada, visando melhorar a segurança nas instalações da Alepi.

Importante destacar que a Alepi aprovou um plano de cargos, carreiras e salários, o qual foi sancionado pelo governador Rafael Fonteles através da lei 8.121, datada de 23 de agosto de 2023, e publicada na edição de sexta-feira (01) do Diário Oficial do Estado. O plano abrange apenas os cargos providos por meio de concurso público e reconhece como servidores efetivos do Legislativo Piauiense apenas aqueles aprovados nesse processo seletivo.

O plano de cargos, carreiras e salários do quadro de pessoal da Assembleia passa a ser composto por seis áreas na função de Consultor Legislativo Especial de Nível Superior e 23 áreas na função de Analista Legislativo de Nível Superior.

Fonte: Alepi

Comente

Pequisar