Celular Seguro já bloqueou quase 12 mil aparelhos roubados em um mês
De 19 de dezembro a 17 de janeiro, o aplicativo do governo registrou 1,2 milhões de usuários
O aplicativo celular seguro, ideia inovadora para diminuir o roubo de celular do Brasil, fez quase 12 mil bloqueios de aparelhos desde o lançamento. Segundo o Ministério da Justiça, durante o período de 19 de dezembro a 17 de janeiro, a ferramenta registrou 1,2 milhões usuários.
No que diz respeito às ocorrências de bloqueio, foram registrados expressivos 11.542 alertas, sendo 23% dos usuários responsáveis por essas ações. Tal dado indica uma redução em relação ao mês anterior, dezembro, onde essa porcentagem era de 30%. As principais razões para bloqueio foram roubo, totalizando 5.231 ocorrências, seguido por furto, com 3.797 casos, perda, com 2.447, e outros, somando 589.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com dados do Ministério da Justiça, no período de fim de ano, houve uma concentração maior em pedidos de bloqueio. Apenas no dia 20 de dezembro, antecedendo o Natal, mais 1.100 registros foram contabilizados, enquanto no dia 27 de dezembro, ocorreram 746 pedidos.
O Celular Seguro, disponível para dispositivos Android, iPhone (iOS) e navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge, permite aos usuários evitar o acesso indevido de criminosos à linha telefônica e a aplicativos bancários, notificando terceiros sobre eventuais crimes. A ferramenta faz a comunicação com instituições parceiras do governo, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos, em casos de roubo ou furto de celular.
Fonte: Ministério da Justiça