Governo do Estado propõe reajuste salarial de 5,35% ao ano para servidores
O reajuste, proposto em mesa de negociações, supera os 4,62% registrados pela inflação
O Governo do Estado apresentou uma proposta de reajuste salarial de 5,35% ao ano para os servidores públicos até 2026, totalizando aproximadamente 17% ao longo de dois anos. A proposta foi discutida durante uma reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), realizada na quinta-feira (22), com a participação de secretários estaduais e representantes sindicais dos servidores públicos.
O reajuste proposto está acima dos 4,62% registrados pela inflação e será aplicado aos servidores ativos, inativos e também aos servidores administrativos, técnicos e de outras áreas. Durante o encontro, o secretário da Administração, Samuel Nascimento, detalhou a proposta, destacando que o percentual está alinhado com as diretrizes estabelecidas pela Comissão de Gestão de Finanças e Resultados (CGFR), considerando a política financeira, controle de gastos públicos e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
"A instalação da Mesa de Negociação permitiu o diálogo com as categorias para atender às demandas. Hoje apresentamos uma proposta que sugere um aumento significativo ao longo de dois anos", explicou a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes.
A Menp, iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria da Administração (Sead) e Secretaria das Relações Sociais (Seres), busca soluções negociadas para os interesses das categorias de servidores. Esta foi a segunda reunião da Menp, com a participação de representantes de 38 entidades sindicais.
A Mesa de Negociação foi criada pelo decreto estadual nº 22.627/23, assinado pelo governador Rafael Fonteles, e conta com representantes de diversas secretarias estaduais, estabelecendo um canal permanente para diálogo e negociações com os servidores públicos.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí