Demissão de Pedro Alcântara da TV ainda não está bem explicada
Mas estão aproveitando para culpar o candidato do PT
Os motivos verdadeiramente não são conhecidos, ou não foram tornados públicos, tanto pela Rede Antena 10 ou pelo jornalista Pedro Alcântara do Nascimento, mas o assunto que domina todas as camadas sociais diz respeito a demissão do jornalista. E o que teria causado a demissão seria uma entrevista que Alcântara fez com o candidato do PT Fábio Novo.
As versões são de todos os gostos, inclusive e principalmente que a demissão teria sido pedida pelo governo. Não se tem, entretanto, confirmação, porque esse tipo de informação só prospera diante do fato de que a referida TV e mais 99% da mídia estão na folha do Governo e só publicam o que for interessante. Para o governo.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Um vídeo circula nas redes sociais sobre momentos tensos da entrevista quando o candidato, com certa arrogância, chama o candidato adversário Silvio Mendes de preguiçoso, diz que vai ganhar a eleição, apesar de Silvio aparecer sempre nas pesquisas com mais do dobro das intenções de voto dele, Novo.
Alcântara, 72 anos, 50 de profissão, é dos mais destacados da mídia, conhece todos os contendores, e tem conhecimento sobre a potencialidade de cada um ao ponto de ter a coragem necessária de contestar as informações ali passadas. E o que se viu na entrevista foi algo que já não se faz na imprensa piauiense: o questionamento. Lamentavelmente, repórteres só ouvem, os candidatos, não questionam. Eles, assim como os veículos em que trabalham também se sentem presos as orientações do poder público controlador.
Então, as indagações de Alcântara parece terem sido na visão do candidato do PT provocativas, já conceituando o jornalista como “estando do outro lado”. Fábio é jornalista, também conhece as fraquezas dos colegas. Mas nesse caso ele está em outro patamar, o de político, candidato, no poder. Quem ousa?
Nas redes sociais muitos estão tomando lado, tirando proveito dos fatos, e cada qual opinando.
A Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB-PI já apareceu com nota de repúdio (à demissão e, por tabela, a quem a causou).
A nota é extensa, talvez mais laudatória a favor do jornalista (que também é advogado, mas não foi demitido por se-lo da Ordem), que até se dúvida se ela seria tão extensa e tão pontual se a solidariedade fosse a um membro da advocacia atacado por um delegado ou por militares.
“Esta Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB Seccional Piauí, lamenta e repudia de forma veemente ato de censura imposta ao jornalista Pedro Alcântara cumulado com o seu afastamento da emissora de TV Antena 10, após entrevistar o deputado Fábio Novo, pré-candidato à Prefeitura de Teresina, fato ocorrido no dia 24 de janeiro, e só agora tornado público. “Ele não soube responder às minhas perguntas, e no outro dia eu estava suspenso”, disse Alcântara sobre Novo.
Aos 72 anos de idade, Pedro Alcântara, jornalista com mais de 50 anos de carreira reconhecida pelos piauienses sendo metade desse tempo na televisão, também é advogado criminalista com 38 anos exercidos em Tribunal do Júri, tendo ocupado o insigne cargo de Conselheiro desta Ordem. Na terça-feira, 27 de fevereiro, foi informado por membro do Sindicato dos Jornalistas do Piauí da sua demissão da emissora.
A Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB-PI repudia o ataque ao exercício legal do jornalismo exercido por Pedro Alcântara, a bem de informar a opinião pública assim como a obrigação do
agente público é a de prestar informações à sociedade.
Outrossim a liberdade de imprensa não é mera concessão de Estado ou souvenir de qualquer censor, mas direito inalienável de todo cidadão e fruto das sociedades que almejam a liberdade de resolverem seus próprios conflitos e promoverem seu bem-estar com uma imprensa livre.
Na certeza de que a OAB-PI não se esquivará na defesa do exercício profissional dos jornalistas como guardiã da sociedade e de seus interesses, resguardando a liberdade de expressão e de informação jornalística asseguradas pela Constituição sem que haja qualquer restrição, prestamos irrestrita solidariedade e apoio ao jornalista Pedro Alcântara e repudiamos a postura dos agentes envolvidos em sua demissão injustificável.
Por fim, a Comissão solicita da TV Antena 10 o vídeo com a integra da entrevista do deputado Fábio Novo a Pedro Alcântara realizada a 24 de janeiro de 2024.
Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da
OAB-PI
Teresina, 29 de fevereiro”.
Silêncio do candidato
É de fazer rir a exigência da OAB, ao exigir em 24 horas que a emissora lhe forneça cópia da entrevista. Para fazer o que? Soltar mais outra baboseira? Que poder tem a comissão? Vai readmitir readmitir o jornalista? Vai denunciar o candidato a Justiça Eleitoral? Falta alguém avisar a OAB: ponha-se no seu lugar e cuide verdadeiramente de buscar suas prerrogativas perdidas há tantos e tantos anos atrás.
Já Fábio Novo não disse nada (até as 18hs), o PT silenciou e não se tem notícia sobre o que Rafael Fonteles pensa disso.
Enquanto isso os diversos segmentos se aproveitam. Uns a favor do candidato e outros já chamando Novo de perseguidor de quem ousa enfrentá-lo.
Fonte: Portal AZ