5ª Edição do Ciranda Formativa discute "Política pública baseada em dados"

O evento faz parte de um projeto que debate temas relacionados à primeira infância

Por Dominic Ferreira,

A Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), promoveu a 5ª edição das Cirandas Formativas, nesta quinta-feira (21). O evento, que faz parte de um projeto que debate temas relacionados à primeira infância, abordou o tema "Política pública baseada em dados".

Foto: Reprodução/Prefeitura de Teresina5ª edição das Cirandas Formativas
5ª edição das Cirandas Formativas.

Durante o encontro, foi apresentada a Carta de Serviços da Primeira Infância e o Alertas Primeira Infância, iniciativas que buscam disponibilizar acesso a informações, serviços e dados relacionados a esse tema na Rede Pública Municipal de Teresina. Essas ações estão alinhadas com a Agenda 2030 e o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

A cultura de dados foi destacada como fundamental para a tomada de decisões e o monitoramento de indicadores de risco nos primeiros anos de vida das crianças, visando garantir a eficácia da resposta intersetorial da gestão pública.

Jivago Gonçalves, secretário executivo de planejamento estratégico, ressaltou que “Esse é um tema bastante importante, a gente fazia política pública baseada na intenção, se a intenção era boa, logo a política automaticamente era boa. Mas, na verdade, apesar do gestor ter as melhores intenções, os resultados muitas vezes são negativos. Então é importante a gente aprender a trabalhar os dados, fazendo levantamento, analisando, fazendo inferência, para, a partir daí, procurar obter os melhores resultados.” 

Os conteúdos discutidos incluíram a importância da cultura de dados na formulação de políticas públicas para a primeira infância, os desafios na integração e manejo de dados, indicadores de risco e os fluxos de resposta, além da implementação do Alertas Primeira Infância nos municípios.

“A gente já vem trabalhando com dados em várias atividades do dia a dia, mas talvez a gente não se deu conta ainda, não deu a atenção necessária. Recentemente estive discutindo sobre o trabalho que o Planifica SUS vem desenvolvendo sobre a vulnerabilidade familiar. E a gente falava sobre como ao identificar a vulnerabilidade social você pode priorizar esse assunto e criar um pacto para combatê-lo. Esses tipos de trabalho com dados já vem acontecendo e a gente precisa deixar isso mais normal. “ destacou Filipe Rocha, consultor da Urban95.

O evento, realizado no espaço Thech, contou com a participação de representantes de diversas secretarias municipais e iniciativas relacionadas à primeira infância. A Ciranda Formativa visa engajar e disseminar a pauta da primeira infância entre as secretarias municipais, alinhando conhecimentos, consolidando visões sobre ações para a primeira infância e potencializando programas e políticas já existentes na cidade.

A Urban95, parceira no desenvolvimento dessas atividades, oferece suporte para construção de diagnósticos, implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância e promoção de ações voltadas para a melhoria dos serviços e espaços públicos para a primeira infância.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comente

Pequisar