Tragédia no Rio Grande do Sul chega a 83 mortos e 111 desaparecidos

Dezenas de milhares estão desalojados em cidades afetadas por inundações

Por Redação do Portal AZ,

O último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado nesta segunda (6/5), revelou um aumento no número de vítimas decorrentes dos temporais que assolam o estado. Segundo o órgão, 83  pessoas já perderam a vida e 111 estão desaparecidas após as chuvas que atingiram a região na última semana.

Além destas, outras 4 mortes estão em investigação para confirmação. 

Foto: Reprodução Rio Grande do Sul

Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Além disso, o levantamento aponta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos.

Os estragos não se limitam apenas às residências, mas afetam também a infraestrutura básica. Mais de 261 mil pontos do estado estão sem energia elétrica, enquanto mais de 854 mil pessoas estão sem abastecimento de água, de acordo com dados das Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, de Logística e Transportes e da Educação.

As chuvas intensas também impactaram o tráfego nas rodovias, com 110 trechos em 61 rodovias registrando bloqueios totais e parciais, incluindo estradas e pontes.

A Defesa Civil emitiu ainda alertas sobre o risco de transbordamento de um dos "diques" de contenção do lago Guaíba, que poderia afetar cerca de 100 mil moradores da capital gaúcha. No bairro Sarandi, que abrange quase 100 mil habitantes, a Defesa Civil emitiu um alerta de evacuação devido aos vazamentos em comportas da estrutura.

Fonte: Com informações da Defesa Civil do RS

Comente

Pequisar