Tradição secular do vaqueiro e pega de boi no mato resiste em Pedro II

Evento contará com uma programação diversificada, incluindo café da manhã para os vaqueiros, celebração religiosa, pega de boi no mato, almoço e entrega de premiação

Por Dominic Ferreira,

A tradição secular do vaqueiro e da Pega de Boi no Mato continua viva e pulsante em Pedro II, no Piauí. Neste ano, a 7.ª Edição da Pega de Boi no Mato Manoel Fernandes está marcada para o dia 25 de maio, na comunidade de São Luís, reunindo 100 duplas de vaqueiros e mais de três mil amantes da cultura local.

Foto: Reprodução/Divulgaçãopega de boi

A Pega de Boi no Mato é mais do que uma competição, é uma celebração da coragem, determinação e da cultura nordestina. Em meio à mata branca do sertão pedrossegundense, a figura do vaqueiro é venerada, sendo considerado um herói local que inspira gerações pela sua dedicação e alegria, apesar das adversidades.

Foto: Reprodução/Divulgaçãopega de boi

Fernando Uchôa, vaqueiro com duas décadas de experiência, compartilha sua paixão pela profissão, destacando a importância dos vaqueiros na garantia de carne e leite na mesa dos piauienses. Dona Altina Uchôa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pedro II, criou o evento em homenagem ao avô paterno de Fernando, garantindo a preservação dessa importante tradição.

Foto: Reprodução/Divulgaçãopega de boi

O evento contará com uma programação diversificada, incluindo café da manhã para os vaqueiros, celebração religiosa, pega de boi no mato, almoço e entrega de premiação. A festa será animada por artistas locais, ressaltando o aspecto cultural do evento.

Foto: Reprodução/Divulgaçãopega de boi
pega de boi

Seu Francisco Carneiro, conhecido como Teixeira, destaca a importância de preservar essa tradição, que passa de geração em geração, e convida a população a participar e conhecer mais sobre a cultura local.

A Pega de Boi no Mato é uma competição desafiadora, onde os vaqueiros enfrentam a vegetação cerrada em busca de cortar a "marra do boi" no menor tempo possível. Mais do que uma disputa, é uma celebração da identidade e da coragem dos vaqueiros, que mantêm viva essa tradição secular.


 

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar