PEC da privatização de praias beneficia empreendimento de Neymar no nordeste

O projeto, desenvolvido pela incorporadora Due, tendo Neymar como sócio, inclui a construção de 28 imóveis de luxo no litoral, com faturamento de até R$ 7,5 bilhões

Por Rayfran Junior,

Um empreendimento imobiliário de alto padrão no litoral nordestino, cujo o jogador de futebol Neymar Jr. é sócio, pode ocasionar uma possível privatização de praias do Brasil, virando o "Caribe Braisleiro", como o jogador anunciou. Isso porque, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2022, que permitiria a privatização de áreas litorâneas, voltou a ser debatida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, provocando polêmica e preocupação entre ambientalistas.

Foto: ReproduçãoNeymar tem forte envolvimento com a PEC da privatização de praias
Neymar tem forte envolvimento com a PEC da privatização de praias

O projeto, desenvolvido pela incorporadora Due, inclui a construção de 28 imóveis de luxo entre os litorais sul de Pernambuco e norte de Alagoas, com um faturamento estimado em R$ 7,5 bilhões. Nas redes sociais, Neymar falou sobre “transformar” o litoral nordestino com o projeto. “Estou junto com a Due na criação da rota Due Caribe Brasileiro. Vamos transformar o litoral nordestino e trazer muito desenvolvimento social e econômico para a região. Em breve, mais novidades"

No entanto, o projeto tem sido alvo de críticas severas por parte de ambientalistas, pois além de limitar o acesso público às praias, existe potenciais riscos ambientais e sociais de uma iniciativa dessa magnitude em áreas ecologicamente sensíveis. A PEC 3/2022, se aprovada, poderia permitir a privatização de praias, tirando o direito da sociedade em frequentar o ambiente livremente.

Em resposta às críticas, a Due afirmou em uma nota seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social. “Cumprimos as mais rigorosas leis de proteção ambiental e realizamos projetos próprios de preservação do meio ambiente”, disse. 

Vale ressaltar que, o relator da PEC, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), tem se empenhado para a aprovação da proposta, apesar das críticas. A emenda, se aprovada, permitiria a privatização de áreas da União no litoral, beneficiando diretamente o bolso de Neymar e da empresa Due. 

Fonte: Com informações do Brasil 247

Comente

Pequisar