Molhos para carne: acompanhamento perfeito para um sabor especial

Os molhos podem incorporar novos aromas para os pratos e, principalmente, para as carnes, abrindo um horizonte para experimentações

Por Dominic Ferreira,

Pratos ganham nova vida e muito mais sabor quando recebem alguns ingredientes e toques especiais. É o caso dos molhos, que são capazes de enriquecer e transformar mesmo o prato mais comum em uma iguaria. Embora mais comumente associado às massas, não se restringem a elas: as carnes são especialmente beneficiadas quando recebem essa cobertura.

Foto: Reprodução/Andrei Iakhniuk/iStockMolhos para carnes

Molhos servem para qualquer ocasião

Seja na carne grelhada, assada ou no churrasco, de vaca a peixe, os molhos dão uma nova cara para o que está sendo servido. Alguns são verdadeiros clássicos, consagrados nas culinárias tradicionais, enquanto outros entregam mais requinte, especialmente para os jantares mais elegantes.

Um clássico sul-americano

Em se tratando de clássicos, o molho chimichurri é um molho muito tradicional na América do Sul, especialmente na Argentina e no Uruguai, países famosos e reconhecidos mundialmente pela qualidade de sua carne. Uma mistura de ervas – como salsinha, coentro, tomilho e orégano – e pimenta-do-reino, alho e cebola, regados com bastante azeite, pode ser servida sobre a carne grelhada ou assada, ou como uma marinada. É, contudo, mais associada aos churrascos.

O toque brasileiro

O vinagrete brasileiro não fica muito atrás. É um ótimo acompanhamento, principalmente se servido no churrasco ao lado de uma farofa temperada. Leva tomate, cebola, ervas como coentro e salsinha e uma mistura de azeite e vinagre, que dá o nome ao prato. Pode ser servido sobre a carne, garantindo uma suculência extra, além de que pode ser feito com ingredientes disponíveis em qualquer cozinha.

O molho que é feito literalmente para churrascos

O barbecue, a expressão literal em inglês para churrasco, é um dos molhos para carne por excelência. Entretanto, com o passar do tempo, ganhou novos usos e, hoje, é servido também em lanches, entre outros pratos. Geralmente uma mistura de pimentas, pitadas de açúcar mascavo, vinagre e ketchup, seu sabor é marcante e realça o próprio sabor da carne. Pode ser encontrado pronto, mas o caseiro bem preparado fica mais gostoso.

Diversificando e obtendo novos sabores

O molho de iogurte é outro clássico de muito valor na culinária. Seu preparo leva, além do iogurte sem açúcar, ervas como salsinha, sal, limão, azeite e pimenta de preferência. Para dar um sabor mais refrescante, um pouco de hortelã pode ser adicionado. Embora mais relacionado com saladas, o molho de iogurte pode ser uma surpresa muito agradável para o paladar quando servido com diferentes tipos de carne.

Um jantar requintado pede molho madeira

Já para um jantar mais refinado, o molho madeira é a pedida correta. O molho é mais encorpado e seu sabor é forte e marcante. O nome deriva do tipo de vinho que compõe a receita, o vinho madeira.  Junto da bebida, cebola, alho, uma gordura como óleo ou manteiga e champignons, dá um toque todo especial, principalmente para assados.

Ensopados, guisados e carnes assadas lentamente, como no churrasco, ainda têm o benefício de desenvolverem o gosto umami, devido ao inosinato presente na carne. Molho de tomate e carne, por exemplo, contêm esse quinto gosto básico do paladar.

Fonte: AJINOMOTO

Comente

Pequisar