Molhos para carne: acompanhamento perfeito para um sabor especial
Os molhos podem incorporar novos aromas para os pratos e, principalmente, para as carnes, abrindo um horizonte para experimentações
Pratos ganham nova vida e muito mais sabor quando recebem alguns ingredientes e toques especiais. É o caso dos molhos, que são capazes de enriquecer e transformar mesmo o prato mais comum em uma iguaria. Embora mais comumente associado às massas, não se restringem a elas: as carnes são especialmente beneficiadas quando recebem essa cobertura.

Molhos servem para qualquer ocasião
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Seja na carne grelhada, assada ou no churrasco, de vaca a peixe, os molhos dão uma nova cara para o que está sendo servido. Alguns são verdadeiros clássicos, consagrados nas culinárias tradicionais, enquanto outros entregam mais requinte, especialmente para os jantares mais elegantes.
Um clássico sul-americano
Em se tratando de clássicos, o molho chimichurri é um molho muito tradicional na América do Sul, especialmente na Argentina e no Uruguai, países famosos e reconhecidos mundialmente pela qualidade de sua carne. Uma mistura de ervas – como salsinha, coentro, tomilho e orégano – e pimenta-do-reino, alho e cebola, regados com bastante azeite, pode ser servida sobre a carne grelhada ou assada, ou como uma marinada. É, contudo, mais associada aos churrascos.
O toque brasileiro
O vinagrete brasileiro não fica muito atrás. É um ótimo acompanhamento, principalmente se servido no churrasco ao lado de uma farofa temperada. Leva tomate, cebola, ervas como coentro e salsinha e uma mistura de azeite e vinagre, que dá o nome ao prato. Pode ser servido sobre a carne, garantindo uma suculência extra, além de que pode ser feito com ingredientes disponíveis em qualquer cozinha.
O molho que é feito literalmente para churrascos
O barbecue, a expressão literal em inglês para churrasco, é um dos molhos para carne por excelência. Entretanto, com o passar do tempo, ganhou novos usos e, hoje, é servido também em lanches, entre outros pratos. Geralmente uma mistura de pimentas, pitadas de açúcar mascavo, vinagre e ketchup, seu sabor é marcante e realça o próprio sabor da carne. Pode ser encontrado pronto, mas o caseiro bem preparado fica mais gostoso.
Diversificando e obtendo novos sabores
O molho de iogurte é outro clássico de muito valor na culinária. Seu preparo leva, além do iogurte sem açúcar, ervas como salsinha, sal, limão, azeite e pimenta de preferência. Para dar um sabor mais refrescante, um pouco de hortelã pode ser adicionado. Embora mais relacionado com saladas, o molho de iogurte pode ser uma surpresa muito agradável para o paladar quando servido com diferentes tipos de carne.
Um jantar requintado pede molho madeira
Já para um jantar mais refinado, o molho madeira é a pedida correta. O molho é mais encorpado e seu sabor é forte e marcante. O nome deriva do tipo de vinho que compõe a receita, o vinho madeira. Junto da bebida, cebola, alho, uma gordura como óleo ou manteiga e champignons, dá um toque todo especial, principalmente para assados.
Ensopados, guisados e carnes assadas lentamente, como no churrasco, ainda têm o benefício de desenvolverem o gosto umami, devido ao inosinato presente na carne. Molho de tomate e carne, por exemplo, contêm esse quinto gosto básico do paladar.
Fonte: AJINOMOTO