Governo Federal vai anunciar construção de lavanderias comunitárias no Piauí
As lavanderias vão funcionar nos centros de Teresina e Parnaíba
A Caravana Federativa, que começou nesta quinta-feira (20) e segue até sexta-feira (21), no Centro de Convenções de Teresina, será palco do anúncio de investimentos do governo federal para o Piauí. Entre as novidades, o Ministério das Mulheres anunciou a disponibilização de R$ 1,3 milhão para a construção de duas lavanderias comunitárias em Teresina e Parnaíba, em parceria com a Secretaria das Mulheres (Sempi).
Em Teresina, a lavanderia será localizada na rua Coelho Rodrigues, no bairro Centro, enquanto em Parnaíba funcionará na avenida Presidente Getúlio Vargas, também no Centro. A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2025.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

O projeto, solicitado pelo governador Rafael Fonteles, prevê a utilização de recursos tecnológicos inovadores na prestação do serviço. As lavanderias serão autogeridas por mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo a elas formação em economia feminista, divisão sexual do trabalho, economia solidária, técnicas de lavagem e cuidados com roupas, além de noções de gestão de negócios e empreendedorismo.
No evento, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, anunciará um acordo de cooperação técnica para implementação de cotas para mulheres em situação de violência nas contratações públicas federais. Este compromisso envolve o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e visa assegurar que, nos contratos de serviços contínuos da administração pública federal, pelo menos 8% dos postos de trabalho sejam destinados a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, incluindo mulheres trans e travestis, com prioridade para mulheres pretas e pardas.
Além disso, o Ministério das Mulheres está construindo dois Centros de Referência da Mulher Brasileira (CRMB) no Piauí, com investimento total de R$ 1,6 milhão. O CRMB de São Raimundo Nonato está previsto para ser entregue em agosto deste ano, enquanto o de Picos deve ser inaugurado em julho de 2025. Estes centros oferecerão atendimento humanizado e multiprofissional às mulheres em situação de violência, com equipes de apoio psicossocial e jurídico.
A Caravana Federativa é uma ação itinerante promovida pelo governo federal em parceria com o Governo do Estado do Piauí e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), contando com patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O evento visa promover a articulação entre as esferas de governo para discutir programas, políticas e serviços públicos, reunindo mais de 40 órgãos federais, entre ministérios, autarquias, bancos e empresas públicas.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí