Rafael Fonteles entrega sistema de radiocomunicação para segurança pública
O novo sistema inclui equipamentos avançados e mais de 1.500 rádios digitais
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, inaugurou nesta quinta-feira (27) a primeira fase da digitalização do sistema de radiocomunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado. A cerimônia de entrega aconteceu na Quadra do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e contou com a presença de autoridades, incluindo o presidente da Motorola Solutions no Brasil, Gustavo Ancheschi.
O novo sistema de radiocomunicação inclui equipamentos avançados e mais de 1.500 rádios digitais, integrando a central de atendimento e despacho (CAD) com as forças da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar na região metropolitana de Teresina. Esse investimento é um passo significativo na modernização das operações de segurança pública no estado.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O governador Rafael Fonteles enfatizou a importância de investir em tecnologia e inteligência para a segurança pública. “Não se faz mais política pública sem um forte investimento em modernização, digitalização, inteligência e ciência. A segurança pública, que é um sistema extremamente complexo, não pode ficar de fora disso. Estamos focados em modernizar e investir fortemente em tecnologia e inteligência”, afirmou.
O delegado da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, destacou a abrangência e a eficiência do novo sistema. “É um salto enorme de qualidade na interação entre as instituições da Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros. Com esses rádios, a comunicação será mais rápida e eficiente, facilitando a atuação em qualquer zona do estado, desde Corrente até Cajueiro da Praia e em qualquer zona rural”, explicou.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, ressaltou a possibilidade de intercâmbio com outras forças de segurança. “Essa rede de rádio é a mais moderna do Brasil, com potencialidades imagináveis, inclusive a possibilidade de intercâmbio com outras forças de segurança, como o Exército, Polícia Rodoviária e Polícia Federal, cobrindo todos os 224 municípios do Piauí”, destacou.
Gustavo Ancheschi, presidente da Motorola Solutions Brasil, explicou o funcionamento e os benefícios do novo sistema. “É um sistema de radiocomunicação moderno e digital que permitirá a integração entre todas as agências de segurança pública, proporcionando uma comunicação mais clara, segura e rápida, e uma operação mais eficiente para os agentes de segurança pública”, afirmou.
O delegado da Polícia Civil, Matheus Zanatta, elogiou a gestão do governador Rafael Fonteles e do secretário de Segurança, Chico Lucas, pelo investimento contínuo na segurança do estado. “Essa gestão tem investido fortemente na área de tecnologia e infraestrutura. Com uma licitação de quase 45 milhões de reais, a comunicação oficial via rádio será possível em todo o estado, de Norte a Sul”, disse Zanatta.
O pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo, também elogiou a eficiência dos novos equipamentos. “Esse sistema próprio de comunicação, que utiliza inclusive inteligência artificial, permitirá uma comunicação mais rápida e efetiva entre as forças de segurança, como Polícia Civil, Bombeiros, Secretaria de Justiça e Polícia Militar. Isso resultará em um atendimento mais eficiente das ocorrências”, afirmou.
Fonte: SSP/PI