Beneficiários do BPC devem atualizar cadastro único após notificação oficial
Atualização deve ser feita pelo responsável da unidade familiar no setor responsável pelo cadastro no município ou no CRAS da região
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) orienta aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que aguardem notificação oficial para atualizar seus cadastros. A atualização deve ser feita somente após recebimento de comunicação via rede bancária ou outros meios, e o agendamento do atendimento deve ser realizado junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou postos de atendimento municipais.
O BPC é destinado a pessoas idosas acima de 65 anos e a pessoas com deficiência. A inscrição no Cadastro Único é um requisito obrigatório para a concessão do benefício. O cadastramento precisa ser feito antes do requerimento do benefício através dos canais de atendimento do INSS, no site ou aplicativo de celular "Meu INSS" ou em uma Agência de Previdência Social (APS). Além disso, é necessária a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do requerente e de todos os membros da família.
Os beneficiários que não estiverem inscritos no Cadastro Único ou que tenham o cadastro desatualizado há mais de 48 meses devem regularizar sua situação após notificação. Caso a inclusão ou atualização cadastral não seja realizada, a suspensão do pagamento ocorrerá a partir do mês seguinte, conforme informou Janaína Mauriz, coordenadora do Benefício de Prestação Continuada da Sasc.
Para realizar a inscrição ou atualização do cadastro, o responsável pela unidade familiar deve procurar o setor responsável pelo cadastro no município ou no CRAS da região, apresentando o CPF de todos os membros da família, incluindo crianças e adolescentes.
Mais informações podem ser obtidas nos postos de atendimento do Cadastro Único ou nos CRAS da sua região.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Governo do Piauí