Carros automáticos terão categoria específica na CNH a partir de 2025
Outras mudanças também incluem validade estendida para motoristas mais jovens e cursos obrigatórios para transporte de carga e passageiros
A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão novas diretrizes para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A reforma do projeto de Lei 7.746/17, em fase final de aprovação, introduz uma categoria específica para motoristas de veículos automáticos e altera os prazos de validade da CNH, conforme o Código de Trânsito Brasileiro e a Lei 14.071/2021.
Quem já possui CNH na categoria B, válida para dirigir veículos de passeio e utilitários até 3.500 kg, continuará com seu documento inalterado. No entanto, os motoristas que desejarem conduzir veículos de transporte de carga ou passageiros precisarão cumprir novos requisitos, incluindo cursos teóricos e práticos sobre segurança e técnicas de direção, com validade de cinco anos e exigência de reciclagem ao fim desse período.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A validade da CNH também foi modificada: condutores com menos de 50 anos terão documento válido por 10 anos; aqueles entre 50 e 70 anos, por cinco anos; e para os com mais de 70 anos, a validade será de três anos. As novas regras prometem trazer maior flexibilidade e especificidade para o trânsito brasileiro.
Fonte: Com informações do Correio Braziliense